set 02

SpaceX quer realizar até 100 lançamentos no ano que vem

Até o momento, a SpaceX já soma quase 40 missões orbitais lançadas em 2022, com praticamente um lançamento a cada seis dias. Mas, segundo um tuíte de Elon Musk publicado nesta quarta-feira (31), a empresa poderá adotar um ritmo ainda mais agressivo no ano que vem: na publicação, ele afirmou que a SpaceX planeja lançar até 100 voos em 2023.

A fala de Musk veio em resposta a uma pergunta de Eric Berger, do portal Ars Techcnica, que afirmou ter ouvido rumores sobre o objetivo — e Musk confirmou. É possível que grande parte destes futuros lançamentos seja dedicada a levar satélites Starlink à órbita.

Neste ano, 25 lançamentos da SpaceX foram dedicados aos satélites Starlink, expandindo a constelação de satélites de internet da empresa. Todas essas missões foram lançadas com foguetes Falcon 9, mas isso poderá mudar em breve, já que a SpaceX vem trabalhando para finalizar a Starship, um sistema completamente reutilizável.

É possível que o aguardado primeiro teste de voo orbital do Starship não esteja mais tão distante: no início de agosto, a empresa conduziu testes de ignição estática com protótipos do propulsor Super Heavy e da nave Starship. Durante o teste de voo, o foguete será lançado do Texas, sem tripulação, para dar uma volta quase completa ao redor da Terra, retornando para uma amerissagem próximo ao Havaí, no Oceano Pacífico.

FONTE: https://canaltech.com.br/espaco/spacex-quer-realizar-ate-100-lancamentos-no-ano-que-vem-224407/