jun 27

Spacex levanta propulsor da Starship usando os braços robóticos do sistema Mechazilla

Pela primeira vez, a SpaceX conseguiu levantar seu gigantesco propulsor Super Heavy, do complexo veicular Starship, o maior foguete do mundo. O estágio foi transferido para a plataforma de lançamento pelos braços robóticos do sistema Mechazilla, a colossal torre de 143 metros (o equivalente a um edifício de 24 andares).

Conforme destaca o site Futurism, é um feito impressionante da engenharia, e que torna o voo de teste orbital inaugural da da Starship cada vez mais perto.

Denominado Booster 7, o protótipo do Super Heavy é equipado com 33 motores Raptor, e chegou à plataforma de lançamento orbital da empresa em suas instalações de testes em Boca Chica, Texas, na quinta-feira (23).

Durante o teste, os dois braços robóticos maciços foram acionados para levantar cuidadosamente o booster no ar, girar e colocá-lo na plataforma de lançamento orbital. A manobra é uma parte fundamental dos planos da empresa espacial para tornar seu foguete Super Heavy reutilizável.

SpaceX quer voo orbital de teste da Starship no mês que vem

Ainda não está claro quando vai ocorrer o primeiro voo de teste orbital da espaçonave, mas não deve demorar muito, já que os testes estão cada vez mais avançados e a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA já concluiu a análise ambiental necessária.

“A Starship estará pronta para voar no próximo mês”, prometeu Musk na semana passada.

“Teremos uma segunda pilha pronta para voar em agosto e depois mensalmente”, acrescentou.

Para o superfoguete ser considerado pronto para voar com segurança, no entanto, resta executar o teste de fogo estático com todos os 33 motores Raptor do propulsor. Até o momento, a SpaceX nunca acendeu mais de seis deles de uma só vez em um protótipo da Starship.

Também é importante salientar que a aprovação da análise ambiental pela FAA está condicionada a 75 ajustes a serem realizados pela SpaceX e, além disso, não é uma garantia da licença de lançamentos. Vamos aguardar!

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/06/25/ciencia-e-espaco/spacex-levanta-propulsor-da-starship-usando-os-bracos-roboticos-do-sistema-mechazilla/