A SpaceX lançou 51 satélites Starlink, que se juntam a mais de 3.300 em operação na órbita baixa da Terra. O lançamento foi realizado com um foguete Falcon 9.
Nesta quinta-feira (19), a SpaceX levou ao espaço 51 novos satélites Starlink. O lançamento foi realizado por um foguete Falcon 9, na base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia. Originalmente, a missão estava programada para o início do mês, mas foi adiada devido a condições meteorológicas desfavoráveis e outros fatores.
O foguete deixou a plataforma às 12h43, no horário de Brasília. Cerca de nove minutos após o lançamento, o primeiro estágio do Falcon 9 retornou para pousar na embarcação “Of Course I Still Love You”, já posicionada no oceano Pacífico. Segundo a SpaceX, este foi o primeiro voo deste propulsor.
Liftoff! pic.twitter.com/71UKeM8LRY
— SpaceX (@SpaceX) January 19, 2023
Enquanto isso, o estágio superior seguiu viagem para a órbita baixa da Terra. A SpaceX estimava que os satélites seriam liberados 29 minutos depois do lançamento, e confirmou o sucesso da implantação deles, a mais de 500 km de altitude.
Com o novo lançamento, os satélites se juntam aos mais de 3.300 deles em operação na constelação desenvolvida pela empresa, oferecendo conexão de alta velocidade e baixa latência para usuários em todo o mundo.
Como a missão de hoje indica, o número de satélites seguirá crescendo — principalmente porque a SpaceX tem aprovação regulatória para lançar 12 mil deles. Ainda, a empresa solicitou também autorização para levar outros 30 mil além dos demais.
FONTE:
https://www.terra.com.br/byte/ciencia/espaco/spacex-lanca-sua-primeira-missao-starlink-de-2023,63d3acc44ebc7cc218af211f9f636d849ggvvipd.html