ago 03

SpaceX lança protótipo da Starship no início desta semana

O teste acontecerá na base de Boca Chica, no Texas, entre esta segunda (3) e terça-feira (4); expectativa é que nave atinja altitude máxima de 150 metros

Pela primeira vez, um protótipo de Starship da SpaceX em escala real pode estar a menos de 24 horas de seu voo inaugural. O teste de voo acontece na base de Boca Chica, no Texas. A princípio marcado para este domingo (2), o voo foi adiado e deve acontecer entre esta segunda-feira e terça-feira (3 e 4 de agosto).

Esperando atingir a altitude máxima de 150 metros (a mesma do voo final da Starhopper), o voo verá a seção de tanques em escala real da Starship SN5 tentar seguir os passos de seu antecessor. O Starhopper era essencialmente um conceito trazido à vida, demonstrando que um grande foguete poderia ser construído usando basicamente apenas aço comum. Suas instalações eram tão básicas que desafiavam a imaginação.

Embora muito mais curto que uma nave espacial em tamanho real e contra todas as probabilidades, o Starhopper concluiu vários testes com propulsores de metano e oxigênio, ensaios estáticos de incêndio com motores Raptor e dois testes de voo sem corda (saltos). No primeiro deles, realizado dia 25 de julho de 2019, o Starhopper atingiu cerca de 20 metros de altura.

Apenas um mês depois (27 de agosto), o robusto protótipo da Starship atingiu 150 metros em seu segundo e último salto. Agora, pouco menos de um ano depois, chegou a vez da Starship SN5 fazer seu próprio salto de 150 metros.

Esta, porém, não é a primeira vez que o salto de estreia da Starship SN5 parece muito próximo. Por diversas razões, muitas delas em decorrência dos danos causados à base de Boca Chica pela explosão da Starship SN4, o lançamento do protótipo foi adiado várias vezes. Para um protótipo de qualquer tipo, isso não é incomum, mas tem sido excepcional para o programa de desenvolvimento de espaçonaves da SpaceX. Antes dos atrasos, os fechamentos de vias públicas sugeriam que a empresa planejava o lançamento para meados de julho.

Mudanças de plano

Por várias semanas, a SpaceX gradualmente consertou as dobras do equipamento de apoio no solo (GSE) e abortou quatro tentativas de voo da SN5, chegando finalmente a um ponto em que o foguete foi capaz de suportar um teste estático de incêndio no motor Raptor, em 31 de julho. Depois de muitos atrasos e problemas menores, o teste foi extremamente tranquilo – talvez o mais suave já conduzido pela empresa.

Os ótimos resultados quase fizeram a SpaceX mudar a data do lançamento para este domingo (2), apenas dois dias depois do teste de incêndio. No entanto, acabaram por mudar os planos e adiar em 24 horas, mantendo a terça-feira (4) como backup.

A janela para o voo da Starship SN5 estende-se das 8h às 20h no horário local (entre 10h e 22h no horário de Brasília). Ainda não se sabe se a SpaceX fará sua própria cobertura ao vivo do teste, mas várias coberturas por stream acontecerão.

FONTE: https://olhardigital.com.br/ciencia-e-espaco/noticia/spacex-lanca-prototipo-da-starship-no-inicio-desta-semana/104508