SpaceX lança os primeiros 60 satélites de Internet Starlink

Foi esta noite que, finalmente, a SpaceX lançou sucesso os satélites de Internet do sistema Starlink. O objetivo da empresa de Elon Musk passa por fornecer Internet a partir do Espaço.

Com isto, não significa que o sistema de Internet espacial fique a funcionar em breve. Serão necessários, pelo menos, 800 satélites Starlink.

60 satélites de Internet Starlink confirmados

Com a primeira data de lançamento marcada para 16 de maio e depois para 17, foi esta quinta-feira, pelas 22h30 (02h30 de Lisboa), que a missão foi finalmente alcançada.

Os primeiros 60 satélites do sistema Starklink foram lançados esta noite, a partir do Cabo Cañaveral, na Flórida. Agora serão estes satélites de 227 quilos cada, que se irão posicionar sozinhos em órbita, a 550 km.

Um longo processo da SpaceXEm fevereiro a SpaceX já tinha lançado dois satélites ao espaço: eram eles o Tintin A e Tintin B. A ideia era exatamente testar a tecnologia da rede Starlink, usando para isso esses equipamentos de teste.

Este primeiro lançamento é apenas uma pequena parte de um longo processo, de acordo com o planeado pela empresa.

A SpaceX poderá lançar até 12 mil satélites em diferentes órbitas, segundo a aprovação do governo norte-americano. No entanto, a empresa considera que o sistema Starlink será viável apenas com 1000.

Ainda assim, para que o sistema fique a funcionar, terão que ser ativados 800 satélites.

Tendo em conta que já existem mais de 2000 satélites à volta do mundo, para que não existam acidentes, estes novos satélites estão equipados com uma tecnologia anticolisão.

Segundo Musk, a empresa deverá ter estes 800 satélites prontos a comunicar entre si, dentro de 1 ano e meio… já se sabe que as previsões de Musk nunca são certeiras, por isso vamos aguardar.

FONTE: PPLWARE