SpaceX lança novos satélites em 4ª missão dedicada à constelação Starlink

A SpaceX lançou 53 satélites Starlink nesta quinta-feira (2). Até o momento, a empresa já soma mais de 3.800 deles em órbita, e pode lançar até 12 mil unidades.

A SpaceX lançou mais 53 satélites Starlink nesta quinta-feira (2), às 04h58 (horário de Brasília). A missão foi lançada do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, com um foguete Falcon 9, e marcou o 200º voo já realizado por um foguete da série.

Cerca de dois minutos e meio após o lançamento, os estágios do foguete se separaram. O primeiro pousou suavemente em “A Shortfall of Gravitas”, uma das embarcações robóticas da SpaceX, quase nove minutos depois do início da missão.

Enquanto isso, o segundo estágio seguiu viagem à órbita terrestre, e liberou os satélites aproximadamente uma hora após o lançamento. Os novos satélites vão ficar em um plano orbital desenhado para a Gen2, a

nova geração

de dispositivos da constelação Starlink.

Após a separação do foguete, os 53 satélites vão abrir seus painéis solares e seguir uma sequência automática de ativação; depois, eles vão usar seus propulsores para alcançar a órbita operacional, a mais de 500 km de altitude.

O lançamento desta madrugada representa a

quarta missão da SpaceX

deste ano dedicada aos satélites Starlink, que já somam mais de 3.800 unidades em órbita. A empresa tem autorização para lançar e operar até 12 mil deles, quantidade que inclui as unidades da primeira geração. Ainda, a SpaceX é autorizada também a lançar outros milhares de satélites, que vão operar em uma frequência diferente daquela usada por aqueles já em órbita.

FONTE: https://www.terra.com.br/byte/ciencia/espaco/spacex-lanca-novos-satelites-em-4-missao-dedicada-a-constelacao-starlink,c14b07482932e144ce1b6aac433776a60uwjbm7a.html