out 15

Sony revela prévia da interface do PlayStation 5

Em vídeo, a empresa demonstra as ferramentas que podem ser acessadas pelos usuários durante o jogo

Faltando cerca de um mês para o lançamento do PlayStation 5, a Sony compartilhou em seu blog oficial uma prévia da interface que os consumidores utilizarão no novo console.

Segundo a empresa, a nova experiência de usuários (UX) será completamente focada no jogador. Com isso, a forma de acessar os games e realizar outras atividades no videogame foi reformulada para oferecer uma verdadeira experiência de nova geração.

Um dos destaques da nova UX é a presença de um Centro de Controle. Lá, os jogadores poderão ter acesso imediato às configurações gerais do console. Esse menu será acessível ao pressionar o botão PlayStation presente no controle.

Outra novidade fica por conta de uma funcionalidade chamada ‘Atividades’. Localizada dentro do Centro de Controle, os usuários poderão retomar tarefas, acessar diretamente fases específicas de games ou encontrar desafios de gameplay para completar.

Além disso, em alguns casos, essa exibição pode ser colocada no modo picture-in-picture, para que a tarefa permaneça na tela enquanto o jogo é reproduzido. Isso faz com que o usuário possa focar no objetivo a ser realizado sem ter que pausar o game.

 Vale lembrar que o vídeo é apenas uma prévia de como o sistema do PlayStation 5 será, pode ser que, até o lançamento do console, ele seja alterado pela Sony.

PlayStation 5 chega ao Brasil em duas variantes que se diferenciam pela presença de um leitor Blu-Ray. A versão totalmente digital tem preço sugerido de R$ 4.499. Já o console com reprodutor de discos chega por R$ 4.999.

Componentes do PlayStation 5

Sony vem aumentando o grau de divulgação do PlayStation 5. No blog oficial da marca, a empresa japonesa divulgou um novo vídeo onde desmonta um modelo do PS5, detalhando seus componentes internos e mostrando curiosidades de sua arquitetura.

Segundo a publicação, o PlayStation 5 traz um “design eficiente”, onde “não há itens desnecessários”, valorizando a integração de toda a arquitetura: “Nossa equipe valoriza uma ‘arquitetura bem projetada’ e bem pensada”, diz o texto assinado por Masayasu Ito, vice-presidente executivo de engenharia e integração de hardware do PS5. “Quando você desmonta o sistema e encontra uma estrutura interna que parece limpa e arrumada, isso significa que não há componentes desnecessários e o design é eficiente”.

O vídeo nos dá a visão mais compreensiva até hoje da parte interna do PlayStation 5: desmontado pelo chefe de design industrial da Sony para o console, Yasuhiro Ootori, vemos logo de início como os painéis brancos são facilmente removíveis ao deslizarmos ambos, revelando a unidade de resfriamento do aparelho. Ela se conecta à parte traseira do console, que segundo o executivo foi desenhada com o único propósito de dissipar o calor gerado pelo seu funcionamento. Nas laterais, também vemos dois filtros de partículas que podem ser limpos com um simples jato de ar pressurizado.

Ao remover os painéis laterais, também nota-se uma entrada por onde é possível acoplar um disco para expansão de armazenamento (SSD externo), algo que a Sony já havia anunciado desde o início da divulgação do console – você poderá comprar seus próprios discos desde que sejam compatíveis com o formato PCIe 4.0.

O vídeo também mostra a facilidade de remover e reinstalar partes essenciais: a entrada para mídia física (no caso da versão com suporte a discos de Blu-Ray), memória, o SSD, a unidade de energia de 350 watts e até mesmo o processador são relativamente fáceis de acessar e manusear.

FONTE: https://olhardigital.com.br/games-e-consoles/noticia/sony-revela-previa-da-interface-do-playstation-5/108731