jan 02

Soldados dos EUA poderão personalizar e ‘imprimir’ drones direto do campo de batalha

Todo avanço tecnológico, em algum momento, acaba sendo reaproveitado e adaptado para objetivos diferentes dos quais seus criadores haviam imaginado inicialmente e, em muitos casos, essa adaptação esbarra com o militarismo. Desta vez, o exército dos EUA encontrou uma nova e otimizada maneira de produzir drones personalizados para cada situação que seus soldados encontrem no campo de batalha e até gravaram um documentário (acima) sobre o projeto.

ASSISTA O VÍDEO AQUI?

Chamado de On-Demand Small Unmanned Aircraft Systems (Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas Sob Demanda), ou apenas UAS, o sistema desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa do exército norte-americano permite que seus soldados montem drones customizados através de interfaces digitais, como um tablet por exemplo, e recebam o aparelho dentro de poucas horas. Isso seria possível porque, ao solicitar a criação do drone, ele seria automaticamente produzido por uma impressora 3D especial e estaria pronto para entrega em pouco tempo.

O processo de criação destas Aeronaves Não Tripuladas só é viável porque o exército foi capaz de desenvolver uma solução que utilize peças de baixo custo e de fácil aquisição. Segundo o pesquisador militar Eric Spero, as versões sob demanda “são flexíveis, disponíveis e a um custo muito mais baixo”, mas que, ao mesmo tempo, o projeto está “enfrentando bastante resistência do alto escalão” e que neste caso o exército precisa “repensar toda a cadeia de aquisição” para se atualizar ao uso das novas tecnologias.

Essa não é a primeira ves que os norte-americanos utilizam drones para fins militares, mas representa uma evolução significativa na flexibilidade do uso destas máquinas na linha de frente de zonas de conflito.

FONTE: TUDOCELULAR.COM