SLC Agrícola busca startups para automatizar avaliação nutricional do solo

Companhia lançou dez desafios no programa de conexão Agro Exponencial; inscrições vão até o dia 14 de maio

A SLC Agrícola está em busca de startups para transformar, com ajuda da tecnologia, atividades operacionais e corporativas da empresa. Com o programa de conexão Agro Exponencial, em parceria com a consultoria Innoscience, a empresa lançou dez desafios internos voltados para operação e backoffice. “Buscamos startups que estejam alinhadas à nossa estratégia de maximizar a eficiência e ter mais competitividade. Acreditamos que o programa pode acelerar esse processo”, afirma Frederico Logemann, Gerente de Relações com Investidores da SLC.

 Em um dos desafios, a companhia busca fazer um sensoriamento para diagnose nutricional on-time. Atualmente, as avaliações das amostragens são feitas manualmente, baseadas na coleta de folhas das lavouras, e envio para análise química em laboratório. A SLC Agrícola procura um método não destrutivo de avaliação, que use ferramentas de sensoriamento ou imagem e que possa ser utilizado de maneira imediata para correções nutricionais.

A companhia também deseja usar tecnologia para realizar um mapeamento nematológico mais eficiente, automatizando a coleta e processamento de dados. Hoje, o processo é realizado de forma morosa e limitada. “Os responsáveis técnicos vão até as lavouras e retiram as amostras diretamente no solo, utilizando ferramentas de forma manual. As amostras são armazenadas e colocadas em caixas de isotérmicas, para conservação dos organismos vivos. Em seguida, elas são enviadas para o laboratório, que analisa e processa o material, emitindo o laudo de análise, quantificando a presença de nematóide ou não. Esse processo é bastante demorado e gera variações nos resultados das análises”, explica Luiz Eduardo Pannuti, Coordenador de Fitossanidade da empresa.

Além do sensoriamento e do mapeamento nematológico, a empresa lançou outros oito desafios: rastreamento de cargas de algodãogestão do GAP de produtividade agrícolaconciliação fiscalmonitoramento das culturasanálise dos teores de nutrientes no solo, gestão de aplicações de defensivos, identificação de avarias em grãos e de contaminantes no algodão.

Inscrições

Startups de todo Brasil podem se inscrever no Agro Exponencial até o dia 14 de maio. O programa está estruturado em cinco fases: inscrições, pitch day com os sponsors e diretoria, imersão em cada um dos desafios, teste de solução em ambientes da empresa e avaliação dos resultados para possível parceria comercial com a SLC Agrícola. Para saber mais sobre o programa, acesse o site!

FONTE: StartSe