fev 02

Skoda Enyaq Coupé iV: um irmão mais sofisticado do Volkswagen ID.5

A Skoda lançou uma versão cupê do elogiado Enyaq iV que traz diversos avanços na potência e autonomia em relação ao SUV padrão. Na esteira da empresa-mãe Volkswagen com a linha GTX, o novo modelo, anunciado na segunda-feira (31), possui ainda uma versão de alta performance RS, que será o carro mais potente da Skoda no mercado, com 299 cavalos e 64 kgfm de torque. Há também semelhanças com o Volkswagen ID.5, mas entraremos no mérito mais tarde.

Skoda Enyaq Coupé iV
Skoda/Divulgação

Visualmente, o Skoda Enyaq Coupé iV mantém o mesmo perfil estético do utilitário, porém com um pequeno ganho no comprimento, que subiu para 4,653 metros. O chassi da versão cupê é também um pouco mais rebaixado do que o iV normal, e há cores exclusivas para o modelo, como o preto brilhante e o tom Mamba Green (detalhe na imagem principal). O espaço interno reproduz o conteúdo da gama Enyaq, com tela de 13” para o sistema de infoentretenimento e de 5,3” para o painel de instrumentos.

Na versão RS, há dois pacotes de estofamento personalizados: a RS Suite usa couro preto perfurado nos bancos e couro sintético no painel; já a RS Lounge traz costuras pretas em tecnofibra com pedais de alumínio.

Skoda Enyaq Coupé iV
Skoda/Divulgação

Comparação com o Volkswagen ID.5

É impossível também não notar as semelhanças entre o Skoda Enyaq Coupé iV e o Volkswagen ID.5, o “SUV-cupê” recentemente lançado pela marca alemã. Ambos foram feitos na mesma plataforma MEB e contam com uma potência semelhante — comparando os modelos de alta performance, o ID.5 GTX tem os mesmos 299 cv do Enyaq Coupé iV RS.

O carro da Skoda, porém, é sete centímetros mais longo do que o ID.5, o que lhe permite ter um maior espaço no porta-malas. Ele também é mais largo — 3 cm a mais do que o carro da Volks — e possui um coeficiente aerodinâmico mais favorável — 0,26 contra 0,27 do modelo alemão.

Skoda Enyaq Coupé iV
Skoda/Divulgação

Falando especificamente da motorização, a unidade de potência do Skoda Enyaq Coupé iV é composta por dois motores elétricos, um em cada eixo. Com tal configuração, o cupê acelera de 0 a 100 km/h em 6s5 e atinge velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 180 km/h. Para alimentá-lo, a Skoda inseriu uma bateria de 77 kWh que recarrega até um máximo de 125 kW em corrente contínua. Por conta disso, espera-se uma melhoria na autonomia do carro,

A Skoda ainda não forneceu preços nem quando as primeiras entregas vão começar. Especula-se, porém, que a versão cupê do SUV chegue ao mercado da Europa ainda no segundo semestre deste ano.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/02/01/carros-e-tecnologia/skoda-enyaq-coupe-iv-um-irmao-mais-sofisticado-do-volkswagen-id-5/