mar 16

Sistemas de IA que leem frases agora detectam mutações nos vírus

Algoritmos de NLP projetados para palavras e frases também podem ser usados para interpretar mudanças genéticas em vírus – acelerando o trabalho de detecção de novas variantes

Por Cristina De Luca no THE SHIFT
20/01/2021

Como a pandemia continua a assolar o mundo, sem trégua, especialistas em saúde e funcionários públicos estão cada vez mais preocupados com as mutações do coronavírus. Novas variantes descobertas no Reino Unido, África do Sul e Brasil já geraram bloqueios, proibições de viagens e pânico. Todas as três parecem ser muito mais contagiosas do que as cepas anteriores e podem se mostrar mais resistentes às vacinas existentes.

A boa notícia é que a Inteligência Artificia pode ajudar a identificar variantes do coronavírus (SARS-CoV-2) com mais rapidez, como revela um artigo científico publicado pela Science. Os cientistas descobriram que os algoritmos de processamento de linguagem natural (NLP, na sigla em inglês) têm um talento surpreendente para detectar mutações virais significativas.

Isso por que muitas propriedades dos sistemas biológicos podem ser interpretadas por um sistema imunológico de forma análoga à interpretação de uma frase por um humano. “Estamos aprendendo a linguagem da evolução”, diz Bonnie Berger, bióloga computacional do Massachusetts Institute of Technology participante do estudo que originou o artigo.

FONTE: https://theshift.info/hot/sistemas-de-ia-que-leem-frases-agora-detectam-mutacoes-nos-virus/