Shizen Energy inaugura primeira usina de energia solar do Distrito Federal

Brasília, 27 de fevereiro de 2019 – A Shizen Energy, startup japonesa de energias renováveis, e a Espaço Y, empresa brasileira de empreendimentos imobiliários, anunciam o início da construção de sua primeira usina de energia solar no Brasil, no Distrito Federal. A planta, localizada no núcleo rural de Capão Seco, em Paranoá, começará fornecendo 1,1 MW para a população de Brasília e cidades satélites. Para celebrar as obras foi realizada hoje cerimônia com presença de representantes do governo japonês, da agência de cooperação japonesa e do Distrito Federal.

A Shizen Energy acredita nas potencialidades do mercado brasileiro de energia e, por isso, deu início às suas operações no país em 2018 e iniciando, em seguida, uma parceria com a Espaço Y. Os primeiros frutos desse trabalho são o desenvolvimento de um projeto piloto de geração de mais de 20MW de energia solar, com operação comercial prevista para o final do primeiro semestre de 2019.

“A expansão global é um dos passos para alcançar nosso compromisso de transformar o mundo. O desenvolvimento de matrizes energéticas sustentáveis é a nossa maneira de criar energia para o futuro e, mais importante, mudar o modo como as pessoas e as organizações usam esse ativo”, disse Ken Isono, um dos fundadores e CEO da Shizen.

Os compradores do projeto de 1,1 MW da Shizen Energia serão registrados em um sistema remoto de medição líquida patrocinado pelo governo do Distrito Federal, podendo usufruir de tarifas com desconto. O regulamento permite a operação remota das instalações, ao passo que o sistema de medição líquida compensa o consumo de eletricidade dos compradores em relação à geração da usina. Qualquer energia adicional produzida pela usina fotovoltaica é registrada como crédito, que pode ser usado para compensar o uso de energia dos compradores.

O Brasil está entre os 10 maiores consumidores de eletricidade do mundo, apresentando um perfil positivo de aumento da demanda nos próximos anos. A energia renovável representa 80,3% da capacidade instalada de geração de energia, tendo como principal fonte a energia hidrelétrica. No entanto, o forte apoio político tem promovido outras tecnologias, como a energia eólica e a solar, que estão se desenvolvendo rapidamente desde 2012.

Dados do projeto

Capacidade 1,1 MW (CC)
Localização da usina fotovoltaica Núcleo Rural Capão Seco, Brasília, Distrito Federal, Brasil / FAZ Sol UFV 01
Proprietários da usina fotovoltaica Espaço Y e Shizen Brazil
Início da construção 29 de janeiro de 2019
Data de operação comercial 20 de maio de 2019
Sobre a Espaço YFundada há 25 anos, a Espaço Y opera diversos negócios, incluindo empreendimentos imobiliários, construção, call center e outros. A Espaço Y é uma referência local nos setores de construção, propriedade e telecomunicações. A empresa começou a operar no segmento de energia renovável em 2018 após anunciar uma parceria com a japonesa Shizen Brasil. O ponto forte da Espaço Y é desenvolver ótimos lugares para viver, mantendo um compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.
Sobre a Shizen Energy Inc.Fundada em junho de 2011 com a missão de “Mudar o Mundo com Energia”, a Shizen Energy contribuiu para o desenvolvimento de aproximadamente 1 gigawatt (até o fim de janeiro de 2019) de energia renovável em todo o Japão. A empresa está envolvida em todos os serviços necessários para a instalação e operação de usinas de energia solar, eólica, pequenas hidrelétricas e outras usinas de energia renovável, incluindo as etapas de desenvolvimento, EPC (engenharia, compras, construção), O&M (operação e manutenção) e gestão de ativos. A empresa entrou no mercado de varejo de eletricidade em 2017 e, além de fornecer eletricidade para pessoas físicas e jurídicas, a Shizen também oferece suporte a iniciativas de terceiros voltadas para o uso e a geração de energia verde.

FONTE:  JORNAL DIA A DIA