abr 29

Sertão ganhará um dos maiores parques de energia solar do Brasil

Em alta no mundo pelo baixo potencial poluidor, a energia solar tem se tornado uma das melhores alternativas para geração de energia elétrica renovável. A cidade de Barreiras, que fica no oeste baiano, não ficou de fora e ganhará em breve um dos maiores parques de energia solar do Brasil.

O Sertão Solar Barreiras já está em fase de implantação nas proximidades do Aeroporto da cidade, em uma área de cerca de 300 hectares. A expectativa é gerar 500 empregos diretos e em torno de 2.000 indiretos. A Prefeitura de Barreiras, por meio do Projeto Desenvolve Barreiras, tem oferecido o apoio necessário para agilizar os procedimentos de emissão de alvarás e licenças, para que a cidade seja beneficiada o mais breve possível com o funcionamento do parque.

“Estamos em uma região de produção agrícola em expansão na área de irrigação e industrialização, esse investimento chega aqui em boa hora para reforçar a oferta de energia em nossa região. Além de alavancar o comércio, a geração de emprego e renda, a arrecadação municipal também ganhará com o funcionamento do parque por meio de impostos como o ICMS e royalties”, comentou o prefeito de Barreiras Zito Barbosa.

“Queremos aproveitar ao máximo a mão de obra local, e nesse sentido necessitaremos do apoio da Prefeitura. Nosso projeto em Barreiras tem capacidade de produção de 116, 86MW de potência, para se ter uma ideia a estrutura corresponde a 352.442 painéis de energia”, explicou o diretor de desenvolvimento da Atlas Renewable Energy, empresa responsável pelo empreendimento.

“Esse é um projeto de impacto ambiental muito pequeno, diferente das PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) e Termoelétricas que nós temos na região”, concluiu o prefeito.

FONTE:  CICLO VIVO