Serasa Experian testa chatbot focado no campo

Inteligência artificial para análise de crédito funciona pelo WhatsApp.

A Serasa Experian está desenvolvendo o Chatbot Agro, solução de inteligência artificial que promete entregar em até 90 segundos análises de crédito simplificadas e seguras para fornecedores de insumos, distribuidores, produtores e agentes de indústrias rurais.

Ainda em fase de testes, a tecnologia funciona a partir da base de dados da Brain, empresa de big data para operações financeiras do agronegócio, parte do portfólio da Serasa.

Além disso, parte importante das informações analisadas pela IA da Serasa deve vir da Agrosatélite, catarinense de monitoramento de florestas e fazendas, comprada pela companhia em junho deste ano por um valor não revelado.

Com a compra, a Serasa passou a ter acesso a um banco de dados com dez anos de informações de desempenho das principais safras do Brasil, um ativo interessante para prever o faturamento de produtores rurais, e, por tabela, sua capacidade de pagar as contas.

O chatbot pode ser consultado via WhatsApp e funciona de forma automatizada e flexível, pensando no acesso limitado a dispositivos de desktop na rotina do campo.

A partir disso, o chatbot fornece análises de dados e insights em tempo real, para que o usuário realize tomadas de decisão informadas e rápidas mesmo em um ambiente remoto.

Tudo isso é feito por meio do exame de dados de crédito e da verificação de propriedades do agronegócio, bem como de critérios de ESG.

“Hoje, o chatbot que estamos desenvolvendo especificamente para o setor rural trará um benefício a mais para os credores, pois antes dessa nova solução e da plataforma Brain eles acabavam com apenas duas opções: conceder o crédito correndo riscos graves de inadimplência, reputação e até multas relacionadas ao ESG; ou não aceitar o empréstimo, deixando de fazer negócio”, explica Renato Girotto, diretor executivo de operações do agronegócio da Serasa Experian.

Criada em 1968, a Serasa uniu-se à Experian Company em 2007 e, hoje, é líder em serviços de informação e detentora da maior base de dados da América Latina, respondendo on-line a 6 milhões de consultas por dia.

A empresa protege 100 milhões de transações contra fraude por mês, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos.

FONTE: https://www.baguete.com.br/noticias/16/08/2023/serasa-experian-testa-chatbot-focado-no-campo


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0