Selfie de Zuckerberg no Metaverso vira piada e executivo promete melhorias

Após a polêmica “foto” tirada no Metaverso, o CEO da Meta Mark Zuckerberg disse que pretende fazer melhorias no produto. Usuários criticaram a qualidade ruim dos gráficos, considerados muito infantis, sem detalhes de luz e sombra e extremamente defasados para 2022.

“Grandes atualizações para Horizon e gráficos de avatar em breve. Vou compartilhar mais no Connect. Além disso, sei que a foto que postei no início desta semana foi bem básica — foi tirada muito rapidamente para comemorar um lançamento. Os gráficos no Horizon são capazes de muito mais — mesmo em dispositivos de realidade virtual — e está melhorando muito rapidamente”, escreveu Zuckerberg em um post de esclarecimento no Facebook.

Nenhuma descrição de foto disponível.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10114630004889721&set=a.529237706231&type=3

Em uma nova imagem, o executivo mostra um avatar bem melhor que o anterior — embora ainda esteja infantilizado demais — e um cenário com mais riqueza de detalhes. Aparentemente, trata-se de ruínas na Grécia com pisos irregulares, paredes rachadas, pinturas desgastadas e objetos espalhados.

A ideia do Horizon Worlds é reproduzir cenários do mundo inteiro para uma experiência imersiva com óculos de realidade virtual. Apesar disso, é difícil pensar em imersão se os gráficos não forem suficientemente realísticos ou, ao menos, atraentes aos olhos.

Metaverso com gráficos simplificados

O print de tela compartilhado na segunda-feira passada (15) mostra Zuck em frente a um monumento da Torre Eiffel recriado no Horizon, o metaverso da companhia. A publicação era para celebrar o lançamento oficial do produto na França e na Espanha, mas a falta de capricho visual roubou a cena.

A imagem chamou a atenção por apresentar uma representação extremamente simplista do fundador do Facebook, o qual foi comparado aos Miis do Nintendo Wii ou aos avatares da Xbox Live. As brincadeiras não pararam por aí e houve até quem dissesse se tratar de um game de Nintendo 64, falecido console lançado em 1996.

Pode ser um desenho animado de ao ar livre

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10114625396809351&set=a.612287952871&type=3

Os elementos da imagem não apresentavam detalhamentos visuais nem sombreamento ou efeitos de luz — algo inaceitável em uma era de Ray Tracing. Usuários fizeram a comparação com o pioneiro do metaverso, o famoso Second Life, lançado em 2003 com uma aparência igualmente simplificada.

Em razão disso, alguns analistas começaram a colocar em cheque a proposta da Meta de lançar um produto voltado para o ambiente virtual. Como algo com um visual tão básico e cartunesco poderia ser usado para reuniões de negócios ou para conversas com clientes, principalmente com a exigência de um caro dispostivo de realidade virtual?

Zuck disse que ainda há muito progresso pela frente, logo dá para imaginar que a versão desejada pode levar vários anos de desenvolvimento. O jeito é aguardar o trabalho da Meta antes de tirar qualquer conclusão.

FONTE: https://canaltech.com.br/internet/selfie-de-zuckerberg-no-metaverso-vira-piada-e-executivo-promete-melhorias-223586/