jan 25

SCG Boot: um carro elétrico movido a hidrogênio criogênico para off-road

Já conhecida pelo sucesso nas 24 Horas de Nurburgring com o SCG003 e nas 24 Horas de Le Mans com o hipercarro SCG007, a SCG (Scuderia Cameron Glickenhaus) divulgou na semana passada novas imagens de seu carro de endurance movido a hidrogênio criogênico, o SCG Boot.

O modelo foi criado para participar da tradicional prova de endurance off-road Baja 1000, disputada na península da Baixa Califórnia (México) e, se for bem-sucedido, será o primeiro veículo de emissão zero a completá-la.

Lançado no ano passado, primeiramente como um conceito, o SCG Boot traz uma cabine quádrupla com bancos traseiros removidos e substituídos por um bojudo sistema de alimentação a hidrogênio. Com isso, a fabricante americana — fundada pelo produtor de cinema e investidor James Glickenhaus — espera uma autonomia de mais de 960 km. Uma versão de rua também está nos planos da SCG.

“Faremos uma versão para as estradas nos EUA”, explica Glickenhaus. “Usamos toda a engenharia, testes e desenvolvimento deste veículo de corrida para criar os sistemas e o conhecimento em torno do hidrogênio criogênico, células de combustível e nosso sistema de reabastecimento.”

SCG Boot, carro movido a hidrogênio criogênico
Divulgação/SCG

Empresa promete infraestrutura de abastecimento “que mudará o mundo”

Ainda não há detalhes de engenharia sobre o modelo. Glickenhaus, porém, descreve seu carro a hidrogênio como um “veículo de corrida elétrico com célula de combustível criogênico supercrítico”.

Trata-se de um automóvel, segundo o executivo, capaz de “ir até a Baja 1000, correr as 1.000 milhas [da corrida] e voltar para casa”. “Não há um veículo movido a bateria no mundo que possa andar com sucesso na Baja 1000 [como o SCG Boot]”, destaca Glickenhaus.

SCG Boot, carro movido a hidrogênio criogênico
Divulgação/SCG

A SCG planeja ainda ter uma infraestrutura própria de abastecimento para o carro movido a hidrogênio criogênico. “Quando as pessoas virem este veículo correr a Baja 1000 e terminá-la, com zero emissões, ele poderá ser pilotado com segurança pelas paisagens mais intensas e reabastecido no meio do deserto, com nossa própria infraestrutura que mudará o mundo”, promete o executivo.

Enquanto a empresa não explica como será a tal infraestrutura de abastecimento e seus detalhes de engenharia, aguardemos os próximos meses para ver como se dará o desenvolvimento do SCG Boot. Na última temporada do Mundial de Endurance (WEC), a SCG terminou o campeonato de hipercarros em terceiro e último lugar, 169 pontos atrás da campeã Toyota e 91 da vice Alpine.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/01/24/carros-e-tecnologia/scg-boot-um-carro-eletrico-movido-a-hidrogenio-criogenico-para-off-road/