Satélites mostram toda a extensão dos desastres no litoral paulista

Imagens de satélite do programa Copernicus, de responsabilidade da Agência Espacial Europeia (ESA) capturaram do espaço o impacto das chuvas que atingiram o litoral norte do Estado de São Paulo no último dia 19. É possível ver as diversas áreas de deslizamento de terra no município de São Sebastião.

Imagem do satélite europeu Sentinel-2 mostra toda a extensão do desastre em São Sebastião, São Paulo (Imagem: European Union, Copernicus Sentinel-2 imagery)

O registro feito pelo satélite Sentinel-2 mostra a região da Praia de Juquehy e da Barra do Sahy, onde se concentraram os maiores danos. O solo exposto deixado pelos deslizamentos é claramente visível em marrom, contrastando com a vegetação de Mata Atlântica em verde-escuro.

Além dos próprios deslizamentos, nota-se na imagem uma grande presença de sedimentos provenientes deles na água do mar. O material é carregado pela chuva até os corpos d’água da região que acabam desaguando no oceano.

Imagens de satélite são recursos importantes tanto na prevenção de desastres quanto na avaliação de seus impactos. Elas ajudam na identificação de regiões suscetíveis aos fenômenos e a delimitar a extensão das áreas afetadas.

As inundações e deslizamentos no litoral paulista deixaram 57 vítimas e mais de 4.000 pessoas desabrigadas. Buscas por dezenas de desaparecidos ainda continuam.

FONTE: https://canaltech.com.br/meio-ambiente/satelites-mostram-toda-a-extensao-dos-desastres-no-litoral-paulista-241608/