Imagens de satélite do programa Copernicus, de responsabilidade da Agência Espacial Europeia (ESA) capturaram do espaço o impacto das chuvas que atingiram o litoral norte do Estado de São Paulo no último dia 19. É possível ver as diversas áreas de deslizamento de terra no município de São Sebastião.
/i701226.jpeg?resize=750%2C422&ssl=1)
Imagem do satélite europeu Sentinel-2 mostra toda a extensão do desastre em São Sebastião, São Paulo (Imagem: European Union, Copernicus Sentinel-2 imagery)
O registro feito pelo satélite Sentinel-2 mostra a região da Praia de Juquehy e da Barra do Sahy, onde se concentraram os maiores danos. O solo exposto deixado pelos deslizamentos é claramente visível em marrom, contrastando com a vegetação de Mata Atlântica em verde-escuro.
Além dos próprios deslizamentos, nota-se na imagem uma grande presença de sedimentos provenientes deles na água do mar. O material é carregado pela chuva até os corpos d’água da região que acabam desaguando no oceano.
#ImageOfTheDay 2/2
On 19 February, disastrous floods hit the state of São Paulo in #Brazil 🇧🇷
To date, 57 casualties have been reported
The landslides caused by the floods are visible when comparing #Sentinel2 🇪🇺🛰️ images of 15 (before) and 25 February (after the event) pic.twitter.com/JzZY71Iufd
— 🇪🇺 DG DEFIS #StrongerTogether (@defis_eu) February 28, 2023
Imagens de satélite são recursos importantes tanto na prevenção de desastres quanto na avaliação de seus impactos. Elas ajudam na identificação de regiões suscetíveis aos fenômenos e a delimitar a extensão das áreas afetadas.
As inundações e deslizamentos no litoral paulista deixaram 57 vítimas e mais de 4.000 pessoas desabrigadas. Buscas por dezenas de desaparecidos ainda continuam.
FONTE: https://canaltech.com.br/meio-ambiente/satelites-mostram-toda-a-extensao-dos-desastres-no-litoral-paulista-241608/