jan 13

Satélite privado totalmente brasileiro será lançado amanhã

CTO da Pion Labs, João Pedro Vilas Boas posa com o pequeno Pion-BR1 (divulgação)

Se tudo correr como planejado, o foguete Falcon 9, da SpaceX, decolará ao meio-dia desta quinta-feira (13) de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), levando a bordo o primeiro satélite de uma empresa privada brasileira, o Pion-BR1. Desenvolvido pela startup Pion Labs, o equipamento é fruto de um trabalho de sete meses dos fundadores da empresa, os jovens Calvin Trubiene, Gabriel Yamato, João Pedro Vilas Boas e Bruno Costa, após terem participado da SAC (Spaceport American Cup), nos EUA.

Com apenas 125 cm3 e pesando só 200 gramas, o Pion-BR1 é um nanossatélite pocketqube que pretende realizar um experimento digital de armazenamento e envio de mensagens usando o protocolo NGHam. Trata-se de uma missão radioamadora para apoiar atividades em sala de aula e STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), promovendo o acesso às tecnologias espaciais e a interação entre estudantes e a comunidade de radioamadores.

O serviço radioamador será utilizado como ferramenta de ensino para estudantes participantes do programa OBSAT (Olimpíada Brasileira de Satélites), coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O objetivo é promover experiências para alunos em projetos de pequenos satélites e, com isso, divulgar a cultura aeroespacial para estudantes e professores de instituições de ensino médio e universidades.

O Pion-BR1 vai ainda coletar dados de um experimento de magnetorquer desenvolvido no Brasil e avaliar o comportamento de um pocketqube em um ambiente espacial, sua temperatura interna e externa. O satélite será lançado em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a OBSAT, a Latin American Space Challenge (LASC), a AMSAT-BR e a Liga Brasileira de Radioamadores (LABRE).

FONTE: https://geocracia.com/satelite-privado-totalmente-brasileiro-sera-lancado-amanha/