Satélite da NASA mede balanço das emissões de carbono por país

Cientistas divulgaram um projeto piloto que utiliza os dados do satélite OCO-2 da NASA para calcular o balanço de emissões de carbono por cada país no mundo. O estudo fornece uma visualização do quanto foi emitido pelas nações e o quanto foi armazenado por florestas e outros estoques de carbono no intervalo de 2015 a 2020.

Mais de 60 pesquisadores colaboraram no que pode ser uma ferramenta extremamente útil para os países acompanharem o estado de suas metas climáticas. A missão Orbiting Carbon Observatory-2 (Observatório Orbital de Carbono — OCO-2) não tinha como objetivo rastrear as emissões de gás carbônico em cada país, mas estes resultados vieram às vésperas do primeiro encontro do Balanço Global de Carbono — previsto em 2015 pelo Acordo de Paris para avaliar os esforços feitos em conter o aquecimento global.

Cada país pode obter seu saldo anual de carbono baseando-se nas atividades realizadas em seu território neste período, registrando cada processo — como toda a atividade industrial e agrícola, por exemplo — e calculando suas emissões associadas. Esta tarefa, porém, é complexa e demanda altos recursos e capacidade de análise de dados.

Desenvolver uma solução que seja capaz de fazer esse balanço por meio das medições diretas do carbono na atmosfera pode ser especialmente útil para países sem os recursos necessários para fazer um inventário tradicional de emissões. A pesquisa provou isso fornecendo dados de mais de 50 países que há 10 anos não reportam suas emissões.

Resultado do balanço de emissões. Países que aumentaram as emissões no período de 2015 a 2020 aparecem em tons de laranja enquanto os que reduziram aparecem em verde (Imagem: NASA’s Scientific Visualization Studio)

O resultado pode ser visto de maneira clara, com países cujas emissões aumentam com o passar do tempo saltando na tela em tons alaranjados, enquanto os que conseguiram ter um balanço negativo afundam em verde.

O satélite OCO-2 foi lançado em 2014 e realiza suas medições através de três espectrômetros. Estes aparelhos são capazes de identificar as concentrações de gás carbônico na atmosfera a partir da quantidade de luz solar que essa substância absorve ou reflete.

FONTE: https://canaltech.com.br/meio-ambiente/satelite-da-nasa-mede-balanco-das-emissoes-de-carbono-por-pais-242454/