mar 03

Samsung pode estar limitando desempenho de apps para poupar bateria

Samsung pode estar prejudicando ou limtando o desempenho de vários apps e jogos de dispositivos Galaxy para economizar bateria. A descoberta foi feita pela comunidade sul-coreana, que criou uma lista com 10 mil apps que estariam com seu desempenho controlado pelo app GOS (Game Optimizing Service) da Samsung.

A maior parte são jogos, mas existem apps muito usados na lista, como Microsoft Office, TikTok e Netflix. Os aplicativos de benchmark como AnTuTu, 3DMark, GeekBench 5 e PCMark não estão na lista de apps e jogos com limitação de desempenho do Samsung GOS. Assim, eles podem usar todo o desempenho dos smartphones, que ficam com resultados melhores.

Um youtuber da Coreia do Sul chegou a mudar o nome do arquivo de um app de benchmark para o de um game, e a partir daí, o desempenho passou a ser prejudicado pelo GOS.

Em um post no site Naver, fontes disseram que a Samsung está conduzindo uma investigação interna para tratar do tema da limitação do desempenho de apps e jogos em dispositivo Galaxy. Além disso, o post conta que a Samsung está lidando com a questão com a mesma seriedade com que cuidou do problema da bateria do Galaxy Note 7.

A empresa deve se manifestar de forma oficial em breve, e assim que isso for feito, atualizaremos esse post.

Limitação de desempenho de apps não acontece na linha Galaxy S22

Vale citar que essa questão não afeta a recente linha Galaxy S22, já que o app GOS não roda nesses dispositivos. Além disso, o GOS também não está presente em todos os dispositivos Galaxy anteriores. Eu procurei o app GOS na Galaxy Store do Galaxy Z Fold 3, mas não encontrei. Um autor do Android Authority achou o GOS no seu Galaxy S21 Plus, e contou que o serviço não podia ser desabilitado.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/03/03/reviews/samsung-pode-estar-limitando-desempenho-de-apps-para-poupar-bateria/