maio 20

Samsung apresenta chip de 3nm com nova arquitetura de desenvolvimento

Samsung apresentou na quarta-feira (15) em evento na Califórnia seu novo chip de 3nm com melhorias em desempenho e vida útil da bateria. O sistema é uma modificação do hardware GAA da empresa, criando uma nova arquitetura para seus chips.

 Em vídeo, a companhia explica que aumentando a superfície de contato entre a ponte a região de efeito de campo (FET, na sigla em inglês) em todas os planos, isso também melhora o desempenho. A empresa já usava um sistema chamado de GAAFET, também apelidado como nanofio, em que usava pequenos fios para atravessar a região de efeito de campo magnético. Contudo, agora, ela criou o MBCFET, que usa uma espécie de placa, chamada de nanocélula (nanosheet, na versão cunhada originalmente em inglês), as quais aumentam ainda mais esta superfície de contato.

O resultado é que o processador consegue ter um tamanho até 45% menor, consumindo 50% menos energia enquanto entrega 35% mais desempenho. A comparação é com os processadores de 7nm da empresa.

Outro ponto é que, com este sistema, é possível aumentar a potência do processador sem precisar que o hardware fique maior. Isso porque é possível “empilhar” essas células.

Junto disso, a Samsung também está liberando um kit de desenvolvimento para seus clientes. A ideia é que tais peças sejam utilizadas em tecnologias de carros autônomos, 5G e outras aplicações em aparelhos topo de linha.

Fonte: Sammobile