Saint Paul lança plataforma de ensino com inteligência artificial IBM Watson

Sistema estará disponível a partir de março do ano que vem com serviço de assinatura mensal nos moldes do Netflix

Negocios Disruptivos

O PRESIDENTE DA SAINT PAUL, JOSÉ CLÁUDIO SECURATO, DURANTE LANÇAMENTO DA PLATAFORMA LIT (FOTO: LUIS GUSTAVO/GRUPOPHOTO)

A escola de negócios Saint Paul vai oferecer uma plataforma de educação corporativa por assinatura que integra inteligência artificial IBM Watson com recursos de e-learning, vídeos e  biblioteca. Batizada de LIT, a plataforma pode ser acessada via aplicativo para celular, tablet ou desktop. “Precisamos que a educação reflita a tecnologia, a inovação e a sociedade”, afirmou José Cláudio Securato, presidente da Saint Paul, durante o lançamento da plataforma em São Paulo.

O LIT vai oferecer conteúdo nas áreas de empreendedorismo, estratégia, finanças, gestão de negócios, liderança e marketing desenvolvidos pela Saint Paul. Os alunos também contarão com material de 10 MBAs, 1,5 mil exercícios e estudos, além de uma biblioteca digital com 7 mil livros. Para acessar, o usuário faz uma assinatura que custa R$ 99 ao mês. A expectativa da Saint Paul é que a plataforma atinja 50 mil usuários no primeiro ano.

O projeto tomou corpo na Saint Paul em março deste ano. Em abril, a escola sentou com a IBM do Brasil para discutir como incluir conhecimentos de contabilidade e criar um professor virtual a partir da inteligência artificial. O resultado é Paul, um tutor que utiliza tecnologia de inteligência artificial IBM Watson e pode ser acessado a qualquer momento. “Todos gostaríamos de ter um professor ao nosso lado o tempo todo, mas isso não é possível. Com Paul, isso se torna uma realidade”, afirmou Securato durante a apresentação.

Paul faz uso de computação cognitiva para entender que tipo de conteúdo contábil o aluno quer acessar e, a partir de dados incluídos, como textos do usuário, é capaz de apontar a melhor estratégia de aprendizado. O tutor, desenvolvido pela equipe da IBM Watson no Brasil, foi “treinado” com algoritmos para incluir o ensino de competências comportamentais e técnicas. “Levamos três meses para chegar a algo intuitivo”, diz Guilherme Novaes, executivo de Watson da IBM Brasil. Segundo ele, o projeto abre portas no segmento de educação. “Esse é um setor que temos certeza que vai ter uma grande transformação”, afirmou Marcelo Porto, presidente da IBM Brasil em vídeo gravado para a apresentação.

Securato participou de uma boa parte das reuniões para formatar o produto. “É impossível pensar o aprendizado daqui para frente sem inteligência artificial”, diz. Ele reforça que a plataforma surgiu também em função da necessidade dos alunos de estudar determinados assuntos, seguindo os princípios de life long learning, o aprendizado para a vida inteira.

O serviço de assinatura será lançado em março de 2018, com uma campanha em mídia digital e os assinantes terão 30 dias para testar gratuitamente o LIT. “A gente quer ser o Netflix da educação corporativa, mas também o Uber para levar as pessoas de um lugar a outro”, afirma José Cláudio Securato.

Desde agosto, a Saint Paul tem procurado bancos e grandes empresas para apresentar sua plataforma de ensino. Segundo o presidente da escola, vários contratos já estão fechados, mas os nomes só serão anunciados daqui a algum tempo.

A plataforma oferece ainda um ambiente semelhante ao das redes sociais, em que alunos podem interagir, trocar conhecimentos e discutir assuntos. “Com o tempo, as conversas formam um ativo e podem ser extraídas do LIT para serem passadas a outra pessoa fora da plataforma”, afirma Securato.

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:

https://www.youtube.com/watch?v=hiSCpK5Ee10

FONTE: Época Negócios –  por Soraia Yoshida  em 14 de Novembro de 2017