jan 16

Saiba quais são os 5 livros indicados pelo presidente da ABStartups para 2019

Faz parte do caminho de um empreendedor estudar e conhecer a experiência de quem já passou pela jornada desde a ideação até o sucesso de uma empresa. Como o contato pessoal pode ser difícil, os livros são uma maneira eficiente de absorver este conhecimento.

Pensando nisso, o presidente da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Amure Pinho, indicou cinco livros que, em sua opinião, todo empreendedor deveria ler em 2019. Acompanhe as indicações do especialista.

1 – Business Model Generation: inovação em modelos de negócios – por Alexander Osterwalder e‎ Yves Pigneur

plano de negócios papel

O modelo de negócio é o coração da operação de cada startup e com o livro o empreendedor vai aprender a desenhar, prototipar e experimentar modelos de negócio no papel, utilizando post-it e prototipagem rápida.

A publicação explica a importância de cada um dos blocos do Canvas, ferramenta utilizada por todo empreendedor para colocar sua ideia ou proposta dentro do papel.

Business Model Generation apresenta ao leitor como é a forma mais fácil de visualizar se o negócio faz sentido e como realizar mudanças para experimentar outras hipóteses.

2 – Startup Enxuta – por Eric Ries

Lean startup enxuto

Qual é o jeito certo de se construir uma startup? Qual é a maneira correta de validar as hipóteses? Como realizar alterações rapidamente sem gastar muito tempo e dinheiro?

Algumas respostas para as perguntas estão neste livro. O conteúdo apresenta ao empreendedor como diminuir o esforço, evitar o tempo perdido e pensar do jeito “enxuto”.

3 – Manual do Sócio: tudo que você precisa saber antes de iniciar ou terminar uma sociedade – por Jair Gevaerd

sócios empresa negócios parceria comercial

Este livro explica para leigos de forma simples e objetiva questões societárias relacionadas à abertura de uma empresa. Principalmente, desmistificando alguns aspectos jurídicos do processo.

Suas informações são consideradas de extrema importância para os empreendedores. Atualmente, a maior causa de falhas e de problemas nas startups se deve a conflitos societários e desalinhamento entre os fundadores.

4 – Venture Deals: be smarter than your lawyer and venture capitalist – por Brad Feld e Jason Mendelson

investimento captação startup

O livro explica questões sobre a captação de investimentos. Tanto para estudantes quanto para advogados e empreendedores.

O autor relata ainda qual é o momento correto de receber investimento e como planejar seu fundraising, que é o conjunto de estratégias para fazer a captação. É o primeiro passo para empreendedores compreenderem a visão de um especialista em ecossistema de startups.

Esta é a única publicação que não está em português. A tradução literal seria “Ofertas de Risco: seja mais esperto que seu advogado e capitalista de risco”

5 – Nada Easy – Tallis Gomes

Tallis Gomes, fundador e CEO da Singu

A publicação revela a jornada empreendedora de Tallis Gomes, na época do Easy Taxi. Mostra os caminhos que o empreendedor passou desde a concepção da empresa, a criação do MVP (protótipo), até o momento da expansão internacional.

De uma forma simples e objetiva, o livro explica como Gomes trabalhou a gestão da empresa de carona compartilhada. Também aborta as decisões relacionadas à tecnologia e prototipagem.

Nada Easy deixa claro que empreender não é uma atividade somente de resultados positivos. Os dias ruins são tratados pelo autor como períodos de aprendizado.

FONTE: O PORVIR