Saiba como a Internet das Coisas está inserida em nosso dia a dia

Carros inteligentes trazem dispositivos que avisam sobre necessidade de manutenção de peças (Divulgação)

Da segurança à moda, os sistemas IoT conectam 8,4 bilhões de objetos

Mesmo quem não conhece muito de tecnologia já deve ter ouvido falar da expressão Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês para Internet of Things). Tendência pouco tempo atrás, hoje a IoT já é uma realidade cada vez mais visível em nosso dia a dia. Os diversos equipamentos ‘inteligentes’ começam a invadir as mais diferentes áreas e estão transformando o modo como vivemos, nos divertimos e negociamos. Pesquisa da Gartner indica que já há mais de 8,4 bilhões de coisas conectadas e esse número deve ultrapassar 20,4 bilhões até 2020.

Confira cinco usos inovadores dessa tecnologia inserida no cotidiano, enumeradas por Flávio Losano, gerente de Marketing da Tecvoz, empresa de tecnologia que atua no setor de circuito fechado de TV:

>>Câmeras de monitoramento e vigilância

Uma das áreas mais impactadas pela evolução da Internet das Coisas é a segurança. Hoje, as câmeras inteligentes conseguem gravar e enviar as imagens para plataformas na nuvem, ampliando a capacidade de armazenamento, facilitando a consulta dos arquivos e impossibilitando a destruição dos vídeos. É um recurso cada vez mais utilizado tanto por pessoas em suas residências como pelo poder público para monitorar as ruas

>>Monitoramento de fluxo no varejo

Engana-se quem pensa que apenas lojas virtuais podem se beneficiar dessa tecnologia. O varejo físico também conta com uma solução IoT para otimizar negócios. Com um dispositivo multisensor, é possível monitorar o fluxo de visitantes em lojas, por exemplo. Essas informações são enviadas via internet a um dashboard (painéis que mostram métricas e indicadores para alcançar objetivos e metas) e formam diversos relatórios, como taxa de conversão, campanhas de marketing, eficiência da equipe de vendas, entre outros.

>>Veículos conectados e inteligentes 

Os carros que dispensam o motorista estão em fase de testes e ainda vai demorar um pouco para que eles cheguem às ruas. No entanto, os veículos estão saindo das fábricas cada vez mais inteligentes: primeiro foi a conexão à Internet e a integração com aplicativos, como redes sociais e de entretenimento. Agora, já existem soluções que permitem o monitoramento pela estrada, ideal para transporte de carga; e recursos que conseguem até mesmo prever manutenções em peças específicas.

>>Moda 

Os itens ‘vestíveis’ que monitoram a saúde são um exemplo de IoT aplicada à moda. As pulseiras inteligentes foram os primeiros exemplos práticos da implementação da Internet das Coisas no dia a dia das pessoas. Elas não são novidade, mas acompanharam a evolução da tecnologia e, hoje, conseguem medir e extrair uma série de dados, como pressão arterial e batimento cardíaco, e ainda armazenar essas informações para facilitar a consulta com médicos.

>>Fechaduras e luminárias inteligentes

As soluções IoT também desenvolveram o conceito de casas inteligentes, com a conexão de diversos dispositivos. Entre eles, destaques para as fechaduras e luminárias inteligentes, que podem ser controladas digitalmente e à distância pelos proprietários. Dessa forma, é possível manter a residência mais segura, pois é possível conceder acessos específicos a cada morador, e também reduz o consumo de energia com as lâmpadas ao determinar os momentos em que ficam ligadas.

Fórum Agenda Bahia 2018

Em sua nona edição, o Fórum Agenda Bahia vai realizar no dia 07 de novembro o seminário Humanize-se para discutir as mudanças disruptivas, a revolução digital e a interação entre as pessoas e a tecnologia.

O evento terá uma programação de palestras, painéis e oficinas que vão trabalhar temas como a interação entre os seres humanos e as máquinas, a inteligência artificial, o uso da criatividade nos novos tempos e a cultura maker, a versão tecnológica do ‘faça você mesmo’, que incentiva a inovação e o empreendedorismo.

O Fórum Agenda Bahia 2018 é uma realização do CORREIO, com patrocínio da Sotero Ambiental e Oi, apoio institucional da Prefeitura de Salvador, Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Fundação Rockefeller e Rede Bahia; e apoio do Sebrae.

FONTE:  CORREIO