fev 14

Roupas inteligentes podem tirar fotos

Pesquisadores dos Estados Unidos têm feito tecidos inteligentes que podem detectar o comprimento das ondas e a direção de luz. A equipe de pesquisadores têm encontrado uma forma de colocar cuidadosamente sensores em lugares de cada fibra, e coordenar sinais elétricos – que são enviados quando a luz os segue. Segundo os pesquisadores, os resultados foram um vestígio em direção de “ambientes iluminados que visualizam tecidos.

Liderado pelo Dr. Yoel Fink do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, os pesquisadores têm feito um trabalho estendido e prévio a fim de colocar sensores relativamente grandes nas fibras de polímero. Dr. Fink e seus colegas acharam uma maneira de esticar 25mm de fibra de polímero dentro de fibras menores ainda, enquanto mantinham posições relativas de sensores. Esse trabalho prévio foi comandado para criar uma longa e flexível luz, e sensores de temperatura que podem encontrar parte de tecidos inteligentes para soldados ou para aqueles que trabalham em ambientes hostis.

Em um trabalho anterior, descrito em um documento em Nano Letters, essas pequenas fibras foram entrelaçadas dentro de uma peça quadrada de tecido com 0.1m. A criação cuidadosa das fibras, e o posicionamento de elementos da luz sensitiva, significa que a equipe sabia quais sinais seriam mandados pelos sensores.

Isso possibilitou que fosse reconstruído, embora grosseiramente, uma imagem projetada em um pequeno quadrado de tecido. Os pesquisadores disseram que o trabalho foi um “importante passo” em direção em achar caminhos para alcançar diversos projetos de nanoescala para unir forças.

FONTE: HYPESCIENCE