Roborace: estamos cada vez mais perto de vislumbrar a Fórmula 1 dos carros autônomos

Você já ouviu falar sobre a Roborace? Trata-se de uma liga de automobilismo que pretende organizar corridas “profissionais” de carros elétricos 100% autônomos — uma espécie de Fórmula 1 sem pilotos na pista. O projeto começou a ser desenvolvido em 2016, quando foram fabricados os primeiros protótipos de veículos inteligentes para participar do campeonato; porém, de lá para cá, o torneio vem sendo constantemente adiado sob o pretexto de aprimorar a tecnologia envolvida nos bólidos.

Pois bem. Se depender da Nvidia, a Roborace vai deixar de ser apenas um sonho e se transformar em algo real em um futuro muito próximo. Durante a CES 2018, a companhia mostrou novamente o seu próprio automóvel ao público e anunciou que, a partir de agora, todos os carros da liga usarão a plataforma DRIVE Pegasus de inteligência artificial. Isso significa que eles serão equipados com os chips Xavier e GPUs da marca, o que tornarão seus sensores ainda mais aguçados e precisos.

Vale lembrar que a plataforma oficial anterior da Roborace também era da Nvidia: os veículos usavam o módulo Drive PX2, que, embora fosse avançado o suficiente para garantir o bom funcionamento de sistemas anti-colisões, ainda não era seguro o suficiente para convencer a diretoria do projeto. Afinal, os competidores atingirão até 340 km/h durante as corridas, e você definitivamente não quer um carro tão ágil assim perdendo o controle perto da arquibancada, não é mesmo?

FONTE: TUDOCELULAR.COM