set 26

Robô minúsculo se move sozinho e pode fazer cirurgias no futuro

O protótipo ainda não tem data para ser fabricado e utilizado no dia a dia. O projeto terá aplicações industriais e na medicina e promete baixo consumo de energia.

Cientistas da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, criaram microrrobôs que podem se locomover de forma autônoma. A movimentação ocorre graças a um circuito com instruções básicas acopladas em uma peça com 250 micrômetros de diâmetro, que é o equivalente a 0,00025 metro. Vale dizer que se trata ainda de um protótipo, longe da produção em larga escala, entretanto, o objetivo para o futuro está bem encaminhado: usar essas ferramentas para cirurgias ou limpeza de material tóxico, em locais de acesso impossível.

Para um microrrobô desses se mover sozinho, os cientistas de Cornell construíram o que é conhecido na informática como CMOS, ou circuito complementar de óxido de metal semicondutor, do mesmo padrão que é utilizado em relógios, por exemplo.

Robô minúsculo sob a lente de um microscópio — Foto: Reprodução/YouTube

Robô minúsculo sob a lente de um microscópio — Foto: Reprodução/YouTube

Como explica o site Engadget, em matéria publicada na última quinta-feira (22), essa peça é capaz de emitir um tipo de sinal de onda quadrada, em uma frequência que é capaz de controlar, não apenas o próprio circuito, como também as pernas do robô — e sem a ajuda humana direta. Tudo isso alimentado por energia fotovoltaica. Antes, era preciso emitir um sinal externo para ativar os movimentos.

Esses “cérebros” eletrônicos, como estão sendo chamados pela própria equipe da universidade, são bem menores do que a cabeça de uma formiga. Eles poderiam, no futuro, até mesmo rastrear placas arteriais e eliminá-las de forma autônoma. Os pesquisadores também preveem o uso na detecção de produtos químicos.

Apesar do grande passo tecnológico, a construção desse “cérebro” é mais simples do que imaginamos. Além dos capacitores, diodos e resistores padrões, o circuito utiliza apenas mil transistores. Como lembra o Engadget, é um quantidade absurdamente menor do que os 76,3 bilhões da recém-lançada placa de vídeo GeForce RTX 4090 da Nvidia, por exemplo.

FONTE: https://www.techtudo.com.br/noticias/2022/09/robo-minusculo-se-move-sozinho-e-pode-fazer-cirurgias-no-futuro.ghtml