ago 12

Robô macio criado na Áustria é mais rápido que um guepardo

Pesquisadores da Universidade Johannes Kepler (JKU), na Áustria, desenvolveram um robô eletromagnético macio que corre mais rápido que um guepardo — ao menos proporcionalmente. Ou seja, guardadas as proporções entre tamanho e velocidade de deslocamento, ele consegue percorrer 70 vezes o comprimento do seu próprio corpo por segundo.

Segundo os cientistas, o bot fabricado com um material emborrachado é menor que um selo de carta e sua estrutura é tão macia que pode ser deformada com um simples toque. A velocidade ultrarrápida e o controle do robô ocorrem graças a utilização de um campo eletromagnético.

“Ele corre muito, muito rápido e, para ser honesto, foi uma surpresa para todos nós. Na verdade, tivemos que comprar uma versão melhor de uma câmera de alta velocidade durante o experimento porque a que tínhamos não era boa o suficiente”, lembra o professor de engenharia Martin Kaltenbrunner, autor principal do estudo.

Velozes e macios

Para alcançar altas velocidades, os pesquisadores construíram um corpo de material elástico no formato da letra “U” invertida, com fios embutidos de metal passando por toda a estrutura. Quando as correntes elétricas nesses fios começam a interagir com o campo magnético, o robô se move.

Esquema de construção do robô (Imagem: Reprodução/JKU)

A equipe também testou duas formas diferentes para os pés do robô, uma parecida com letra “L” e outra que lembra um dente de serra. O objetivo era emular a maneira eficiente como as garras naturais dos animais fornecem tração durante uma corrida em alta velocidade.

“Demorou vários meses até encontrarmos um bom design de pé. Com essa configuração atual, nosso robô agora consegue andar em qualquer superfície plana, como borracha, madeira ou papel de maneira ultrarrápida e sem derrapar”, acrescenta o estudante de pós-doutorado Guoyong Mao, coautor do estudo.

Aplicações variadas

Tanto a versão com fios quanto o modelo movido à bateria se mostraram capazes de correr, girar em círculos, nadar, pular pequenos obstáculos e transportar carga gastando uma quantidade mínima de energia em comparação com outros robôs macios disponíveis no mercado.

Estrutura deformável faz com que o robô consiga correr mais rápido que um guepardo (Imagem: Reprodução/JKU)

Por enquanto, o bot pode operar por menos de meia hora longe da tomada, mas os cientistas já trabalham em um novo protótipo com bateria mais eficiente para maior autonomia, garantindo que o robô possa manter sua performance e velocidade por períodos muito maiores.

“No futuro, esperamos que nosso robô ultrarrápido possa ser usado para levar medicamentos ou realizar procedimentos mais complexos dentro do corpo humano. Com uma bateria melhor, ele poderia funcionar em diferentes ambientes de maneira rápida e muito mais precisa”, encerra o professor Martin Kaltenbrunner.

FONTE: https://canaltech.com.br/robotica/robo-macio-criado-na-austria-e-mais-rapido-que-um-guepardo-222742/