set 16

Robô autônomo é flagrado invadindo cena de crime nos Estados Unidos

Aparelho faz parte do serviço de entregas da Uber Eats. Apesar do registro em vídeo, o trabalho da polícia não precisou ser interrompido. Operadora da máquina acredita em falha humana.

Reprodução/Film The Police LA

Um robô autônomo de entrega de comidas da Uber Eats se envolveu em uma situação inusitada em Los Angeles, nos Estados Unidos: o dispositivo de delivery invadiu a cena de um crime que estava em sua rota de entregas. Apesar de ultrapassar a faixa amarela de segurança da polícia, o robô não atrapalhou as atividades da polícia no local. O caso se tornou notório nesta terça-feira (13) depois que as gravações foram publicadas na internet.

O perímetro numa rua de Los Angeles foi isolado após um possível tiroteio em uma escola da região. No vídeo divulgado no Twitter, o robô entregador transita normalmente pela calçada até que se depara com a faixa amarela da polícia. Para continuar seu caminho, foi necessário que alguém levantasse a faixa que o impedia de continuar circulando. Como não houve alteração do trajeto programado pelo autônomo, o robô seguiu para sua entrega.

O robô envolvido no caso é da empresa Serve Robotics, uma subsidiária da Uber que foi criada em 2021. A entrega autônoma da Uber Eats usando robôs em Los Angeles foi anunciada em meados de maio deste ano. Até o momento, essa é a primeira vez que a tecnologia acaba se envolvendo em situação parecida.

A Serve Robotics disse por meio de nota ao portal Gizmodo que o robô é programado para não cruzar barreiras de fitas, como as usadas pelos policiais de Los Angeles na cena do crime. Além disso, embora a operação do robô seja autônoma, há supervisão humana para garantir mais segurança no serviço de entregas. A empresa ainda acredita que a invasão do perímetro delimitado pela polícia tenha sido um erro humano na navegação da tecnologia.

FONTE: https://www.techtudo.com.br/noticias/2022/09/robo-autonomo-e-flagrado-invadindo-cena-de-crime-nos-estados-unidos.ghtml