out 17

Robô Atlas da Boston Dynamics já consegue fazer parkour

Há uma evolução no campo da robótica que surpreende até os mais céticos. Desde a nanorrobótica até aos equipamentos que se tornaram totalmente autónomos, tudo está a caminhar para um patamar outrora só visto nos filmes de ficção científica.

Mostrando a tal evolução dos robôs, a Boston Dynamics revelou imagens do seu robô humanoide Atlas a “praticar” parkour.

Boston Dynamic faz robôs inquietantes

Não surpreende o Atlas fazer o que faz conhecendo o trabalho da Boston Dynamics. Esta empresa, especialista em robótica, deixou uma inquietante demonstração das capacidades do seu robô humanoide Atlas.

No vídeo deixado sobre as mais recentes aptidões do robô, a empresa dá conta que fazer parkour está já ao alcance da tecnologia que a empresa desenvolve. Em causa está a capacidade de equilíbrio, avaliação do espaço, impulso e força.

No vídeo, o robô de 1,50 m de altura, alimentado por baterias – que foi originalmente desenvolvido como parte de um projeto financiado pela DARPA – pode ser visto a correr, saltar sobre um tronco e a saltar entre degraus de 40 cm de altura.

De acordo com a empresa, o sistema de controlo do Atlas coordena os movimentos dos seus braços, tronco e pernas para alcançar a manipulação móvel em todo o corpo. O robô foi mostrado anteriormente a realizar backflips (cambalhotas à retaguarda) e a recuperar o seu equilíbrio após ser empurrado.

Originalmente criada pelo MIT, a empresa Boston Dynamics fez projetar a sua marca e nome ao desenvolver um “assustador” robô Big Dog e revelou vários robôs famosos desde então, incluindo o Handle – uma máquina de duas rodas capaz de superar obstáculos em velocidade; Cheetah, que detém o recorde de velocidade terrestre para robôs com pernas (46 km/h); e spot mini, um cão robótico sem cabeça, com um braço, projetado para operar em casa!

A empresa foi adquirida pela Google em 2013 e vendida mais tarde ao SoftBank Group do Japão por uma quantia não revelada em 2017.

FONTE: PPLWARE