Reverion mira lançamento comercial para extrair mais energia do biogás

Nascido dentro do Universidade Técnica de Munique, os engenheiros por trás da Reverion dizem que estão de cabeça baixa há sete anos desenvolvendo uma maneira de obter mais eletricidade do biogás e da tecnologia de célula de combustível existente.

O biogás vem da decomposição de resíduos e é composto principalmente de metano. É uma forma de energia química que deve ser convertida em eletricidade antes que possa fluir para as casas. Você poderia fazer isso queimando-o, mas isso liberaria poluentes e desperdiçaria cerca de metade da energia; uma opção comparativamente mais limpa e mais eficiente é usar células de combustível, que geram eletricidade por meio de uma reação eletroquímica – como uma bateria. De qualquer forma, alguma energia é perdida no processo de conversão, mas a Reverion pretende levar a eficiência das células de combustível de biogás ao seu limite.

“Normalmente, a indústria luta por, digamos, um aumento de 0,2% na eficiência ao ano. Isso é até uma conquista,” Reverência chefe executivo Stephan Herrmann disse ao TechCrunch. “Recebemos um aumento da melhor usina disponível, de 60%, para 80% em apenas uma etapa.” De acordo com Herrmann, Reverion atinge este aumento de eficiência de 20% capturando e processando gás que de outra forma não seria utilizado dentro da célula de combustível. O CEO da empresa com sede em Eresing, na Alemanha, apresentou-se hoje em São Francisco no TechCrunch Disrupt Startup Battlefield.

“As próprias células de combustível sempre tiveram 80% de eficiência nelas, mas elas têm alguns limites”, disse Herrmann. “O que normalmente acontece é que até 30% do combustível que você alimenta a célula de combustível não é utilizado novamente.” O CEO acrescentou: “Eliminamos isso basicamente aumentando a qualidade do gás em duas etapas e depois reciclando-o na célula de combustível”.

Com US $ 7 milhões a reboque, a startup diz que agora está se preparando para pilotar 10 unidades de usinas modulares, cada uma alojada em contêineres de 20 pés com capacidade suficiente para abastecer 100 residências cada. A Reverion pretende entregar sua primeira unidade “aproximadamente” até o final do primeiro trimestre de 2023 – e todas as 10 antes do final do ano.

A empresa garantiu seu financiamento inicial do Ministério Federal da Economia e Proteção Climática da Alemanha, do Fundo Social Europeu e do XPrize.

FONTE: https://teg6.com/72114/noticias/reverion-mira-lancamento-comercial-para-extrair-mais-energia-do-biogas/