Resource reforça estratégia em agronegócio com IoT

Empresa promete integração inteligente e diferenciada de recursos disruptivos e dados estratégicos em única plataforma.

Roberto Aran, fotos Ricardo Benichio

A multinacional de serviços de TI Resource acaba de reforçar sua atuação na área de agronegócio, um dos segmentos mais promissores da economia nacional, com o lançamento de uma plataforma com recursos de Internet das Coisas (IoT). A solução é resultado da parceria com a Tago, provedora de soluções cloud para o mercado IoT.

O diferencial dessa solução está no oferecimento da inteligência da empresa em integração de recursos disruptivos, segundo Roberto Aran, diretor de Digital Solutions da Resource (foto Ricardo Benichio). “O mercado está bem abastecido de tecnologias inovadoras, além disso, o setor de agronegócio é considerado um dos seus mais importantes usuários. Mas como integrá-las de maneira inteligente e simples? É isso que a nossa plataforma proporciona ao cliente”, diz.

Segundo ele, o objetivo da solução que nasceu inspirada em insigths de um cliente da Resource, é modernizar ainda mais o campo, integrando sensores e soluções de automação para prevenção de pragas, indicando com antecedência os defensivos necessários para proteção, podendo, inclusive, programar automaticamente até pedidos de novas remessas de mercadorias.

“Por meio de sensores, colocados no campo, até mesmo enterrados na terra, é possível obter informações estratégicas como nível de umidade e temperatura, que possibilitam identificar os defensivos adequados para aquela plantação, e quais pragas estão mais propensas a se proliferar nesse tipo de ambiente, antes mesmo de elas aparecerem”, explica Aran.

Monitoramento e integração

A plataforma, acrescenta Aran, monitora e alerta sobre essas condições para surgimento de pragas na cultura, apoiada em um banco de dados alimentado com informações coletadas com especialistas e variáveis climáticas, como períodos de chuva, de seca e incidência de pragas sobre cada lavoura.

O executivo destaca ainda que a integração contempla todos os dados obtidos pelos sensores e ainda os provenientes de sistemas nobres da empresa como o ERP, possibilitando informações em tempo real sobre controle de estoque e ainda automatizar esse processo, deixando em dia e automatizado pedidos de mercadorias.

“Controlando a compra de defensivos agrícolas, os dispositivos liberam os produtores para se preocuparem com outros temas mais importantes para suas atividades, uma vez que o sistema pode automatizar o processo de compra do produto correto de forma planejada, sem comprometer a entrega e sem desperdiçar dinheiro”, informa o executivo.

Ele avisa que a nova plataforma é implementada de ponta a ponta no cliente. “A solução atende ao cliente que deseja começar do zero em IoT e também a aqueles que já ingressaram em IoT e possuem sensores em sua propriedade. Faremos por esses o que ele certamente ainda não tem: uma integração inteligente de dados e de processos”, garante.

FONTE: ITF 365