Redes levam educação socioemocional a mais de 35 mil alunos

Edtech oferecerá seu material que impactará mais de 60 mil familiares em todas as regiões do país.

Edtech brasileira especializada em ensino de competências socioemocionais para crianças e jovens no Brasil, a Educa fez uma parceria com a Inspira Rede de Educadores, uma das maiores redes de educação básica privada do país. A partir do acordo, a trilha educacional da empresa estará disponível em 90 das mais de 100 escolas do grupo. Ao todo, mais de 35 mil estudantes e 60 mil familiares da rede, em todas as regiões do país, serão impactados positivamente com os conteúdos oferecidos pela edtech.

De acordo com Jaime Ribeiro, CEO e cofundador da Educa, o foco do projeto é proporcionar as ferramentas e condições necessárias para que cada unidade da operadora de escola possa atuar no apoio aos desafios enfrentados pela sociedade atual.

“O objetivo é levar educação socioemocional e o suporte à saúde mental a uma rede de escolas que, apesar de fazerem parte de um mesmo grupo, mantém o DNA histórico particular de cada instituição. Dessa forma, levaremos uma trilha de aprendizagem única para um grupo com diferentes perfis e complexidades em cada colégio”, destaca.

Presente em 25 estados e no Distrito Federal, a edtech disponibilizará para a Inspira Rede de Educadores, todo o Programa Socioemocional Educa, que utiliza como base as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Psicologia Positiva e os ensinamentos da Casel – organização internacional sem fins lucrativos formada por uma grande comunidade de pesquisadores, professores e diversos outros profissionais do segmento educacional.

“Para a evolução integral do estudante é importante que o desenvolvimento cognitivo venha acompanhado do socioemocional. O acolhimento dos alunos pela escola também inclui o envolvimento dos responsáveis e por isso entendemos que o programa do Educa seria a melhor escolha para os nossos estudantes, pois trabalha o amadurecimento deles dentro e fora do ambiente escolar. Em algumas escolas realizamos palestras para os pais. Englobando toda a comunidade escolar no suporte ao aluno”, afirma Marcelo Xavier, Diretor de Ensino da Inspira Rede de Educadores.

O material didático possui uma trilha de aprendizados abordando temas essenciais na formação do estudante, como empatia, criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas, tanto dentro como fora da internet. Já para as famílias é disponibilizado conteúdos que apoiam o exercício da parentalidade, enquanto aos educadores há uma jornada de aprendizagem feita especialmente para eles aplicarem no dia a dia da sala de aula, além de conteúdos que ajudam a nutrir emocionalmente todos os profissionais das escolas parceiras.

FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/educar-para-incluir/redes-levam-educacao-socioemocional-a-mais-de-35-mil-alunos,0b78988641edcf7f03e7a84b5cded0d39kqpxno0.html?utm_source=clipboard