maio 30

Rede social russa anuncia a própria loja de aplicativos

A rede social russa VK anunciou a criação de uma loja de aplicativos própria desenvolvida com o apoio do governo da Rússia. A VK é considerada um Facebook russo e é de propriedade parcial da Gazprom Media.

O intuito da criação da nova loja de aplicativos russa é perder a dependência de empresas ocidentais. Denominada como RuStore, a plataforma ainda está na versão beta e foi lançada para o Android.

“Criar uma loja de aplicativos russa é uma tarefa essencial, ditada pelas condições do mercado”, afirmou o ministro das Comunicações e Mídia, Maksut Shadaev, em um comunicado oficial.

A ação da VK e do Kremlin é uma resposta direta às grandes empresas de tecnologia, como Google e Apple, que deixaram a Rússia depois que o país invadiu a Ucrânia.

“Tenho certeza de que a RuStore será procurada por usuários e desenvolvedores. Ela tem tudo o que precisa para se tornar a maior loja de aplicativos russa”, disse o CEO da VK, Vladimir Kiriyenko.

Símbolos da rede social VK

Rede social russa anuncia a própria loja de aplicativos. Imagem: Mehaniq/Shutterstock

Segundo a VK, a loja de aplicativos já conta com mais de 100 plataformas desde o dia de lançamento, incluindo serviços governamentais, farmácia, delivery e jogos. Serão adicionados mais aplicativos com o decorrer do tempo.

Especula-se que o governo de Vladimir Putin torne o RuStore obrigatório nos celulares vendidos no país. A plataforma deve vir pré-instalada para que os russos tenham acesso aos aplicativos nativos.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/05/27/internet-e-redes-sociais/rede-social-russa-anuncia-a-propria-loja-de-aplicativos/