abr 12

Reconhecimento facial permite dirigir cadeira de rodas

Cadeira motorizada com reconhecimento facial é fruto de uma empresa brasileira.

Empresa brasileira cria kit de reconhecimento facial que dá mais mobilidade a pessoas com deficiência. Saiba mais aqui!

Já imaginou uma pessoa com deficiência poder dirigir sua cadeira de rodas motorizada? E isso apenas com o reconhecimento de determinados movimentos do seu rosto, em tempo real? Pois essa possibilidade já existe. E é fruto do trabalho de uma empresa brasileira — a HOOBOX Robotics — que criou o kit Wheelie 7. É o primeiro software capaz de captar expressões faciais e traduzir em comandos para uma cadeira de rodas. E sem usar sensores no corpo, nem precisar de qualquer tipo de treinamento.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1,3% da população brasileira tem algum tipo de deficiência física. Dessas pessoas, quase a metade tem grau intenso ou muito intenso de limitações. Portanto, o software da HOOBOX pode ser extremamente benéfico para boa parte desse contingente. Ficou interessado em saber como o kit Wheelie 7 funciona? Então, continue a leitura deste post para conhecer melhor a tecnologia.

Reconhecimento facial em tempo real

Usuários de cadeira de rodas que perderam total ou parcialmente o controle das mãos não conseguem operar um joystick. Mas com o Wheelie, eles conseguem movimentar a cadeira sem precisar de qualquer assistência. Isso porque o software capta, em tempo real, as expressões do usuário e traduz em comandos.

Reconhecimento facial é usado em cadeira de rodas para usuário comandá-la através de expressões faciais.

Sistema reconhece mais de 75 movimentos da face.

Assim, quem sofreu um AVC, por exemplo, pode aumentar sua mobilidade de maneira prática e muito fácil. Tetraplégicos e pessoas com esclerose lateral amiotrófica, que muitas vezes movimentam só o rosto, também ganham autonomia com o reconhecimento facial.

Reconhecimento facial em cadeira de rodas inteligente inova no segmento.

Câmera inteligente e software de reconhecimento facial equipam cadeira de rodas.

Paulo Gurgel Pinheiro, cofundador e CEO da HOOBOX, contou em uma reportagem da Reuters que o protótipo foi construído em 2016, a partir de uma cadeira de rodas motorizada padrão. O joystick foi retirado e, para o reconhecimento de face, uma câmera inteligente 3D foi anexada a um laptop. E ele é quem processa e envia os comandos — ao identificar mais de 75 pontos faciais — diretamente para a cadeira.

No vídeo a seguir, você verá o Wheelie em ação, em um teste com uma cadeira de rodas motorizada Ottobock B400. Neste teste, foram utilizadas 18 expressões faciais para completar um percurso de 2 minutos. Nele, o usuário tem que sair da sala A, passar por um corredor e voltar para a mesma sala. Entretanto, deve superar obstáculos que exigem voltas e movimentos precisos.

Outro vídeo, também disponível no site da HOOBOX, mostra uma jovem utilizando o Wheelie para movimentar sua cadeira de rodas motorizada. Então, assista a seguir.

Kit de reconhecimento facial pode ser instalado em minutos

O Wheelie 7 é, como dissemos antes, um kit. E o número 7 não se refere, como se poderia pensar, à versão do software, e sim ao tempo necessário para instalá-lo. Basta seguir o manual. O kit traz tudo que é preciso para controlar uma cadeira de rodas por meio do reconhecimento facial. Isso significa computador de bordo, câmera 3D e suporte, Gimme (a “garra” que fica no lugar do joystick), sensor de navegação, acessórios elétricos e o manual de instruções.

Reconhecimento facial conta com tecnologia de ponta para ajudar portadores de necessidades especiais.

Wheelie: apenas sete minutos para instalar o sistema na cadeira de rodas motorizada.

No site, o sistema para guiar uma cadeira de rodas motorizada é oferecido em um plano de um ano, com mensalidades de US$ 300. O pagamento é feito via Paypal, com frete gratuito para o Brasil, EUA e Dinamarca. Além disso, o site informa que há um prazo de teste de 30 dias. Se o cliente não ficar satisfeito, o dinheiro é devolvido.

Entretanto, ao clicar no botão “Adicionar ao carrinho”, aparece a seguinte mensagem: “Fora de Estoque. No momento todas as unidades do Wheelie estão esgotadas. Para entrar na lista de espera, envie um e-mail para o time (team@hoo-box.com).” Assim, por enquanto, parece que os interessados em dirigir sua cadeira de rodas motorizada com o Wheelie 7 terão que entrar nessa lista e aguardar.

FONTE:  VIVO TECH