Reality show veiculado pela internet apresentará dia a dia de startups brasileiras

Reality show veiculado pela internet apresentará dia a dia de startups brasileiras

Startup Show vai selecionar 27 novatas para competir ao longo de dez semanas

Um reality show brasileiro vai selecionar 27 empresas nascentes de tecnologia para competirem entre si e terem seu dia a dia exibido na internet ao longo de dez semanas. A vencedora do Startup Show receberá uma viagem para São Francisco, nos Estados Unidos, que será gravada e transmitida posteriormente ao público.

O idealizador, Leonardo Soltz, diz que o propósito do programa é dar visibilidade às participantes. O público poderá assistir a vídeos de apresentação das ideias e do cotidiano enviados pelas próprias startups. As apresentações serão individuais e terão um episódio dedicado a cada uma.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 2 de setembro. De acordo com Soltz, o programa já conta com mais de 200 cadastros de startups de diferentes segmentos.

Além de preencher um formulário com informações básicas, a interessada deve publicar dois vídeos curtos, de até dois minutos cada. Um deles deve ser um minidocumentário com o dia a dia da empresa participante. O outro, um pitch (apresentação oral rápida) defendendo a ideia de negócio.

O programa será veiculado por um canal próprio no YouTube e em redes sociais e contará com análises e votações de jurados e do público. Soltz conta que o público terá peso seis, de dez, e os jurados ficarão com peso quatro nas escolhas das startups.

“Queremos dar voz ao público, mas também fazer com que eles criem uma opinião crítica e técnica a partir das análises dos jurados”, explica.

Entre os apoiadores do reality estão empresas e instituições como IBM, Copa Airlines, Endeavor, StartSe, ABStartups, Startupi e Sebrae. O programa terá como jurados nomes da área como Fernando Machado, da HBS Alumni Angels of Brazil, organização global formada por investidores ex-alunos de Harvard.

Os três finalistas ganharão um pacote de benefícios da IBM. Além da viagem e do pacote de benefícios, o vencedor receberá também mentorias com especialistas no seu segmento de atuação. Apenas um representante da startup vencedora irá a São Franciso acompanhado da equipe do programa.

Para a líder do ecossistema de desenvolvedores e startups na IBM Brasil, Flavia Dias, além de fazer parte do programa de apoio a startups, apoiar iniciativas como a do reality show é estratégico para a empresa. “Queremos que as startups conheçam as nossas soluções e saibam que temos tecnologias disponíveis para elas.”

Na prática

As primeiras semanas seguirão uma mesma dinâmica para escolha das startups que seguirão para a fase seguinte.

Depois de definidas as 27 participantes, inicia-se o programa e os vídeos enviados por cada uma serão separados. Nos três primeiros dias da semana serão apresentadas três empresas por meio deste material.

Nas quintas-feiras será feito um compilado dos melhores momentos das startups apresentadas naquela semana, com comentários dos jurados. Terminado o episódio de quinta-feira, abre-se ao público a votação no site, que ocorrerá até o sábado seguinte.

Nos programas de domingo será revelado o resultado das votações, tanto do público quanto dos jurados. Somente uma startup será escolhida para continuar na competição. A ideia é chegar a nove semifinalistas ao longo de nove semanas.

Na semifinal, as equipes terão a oportunidade de contar mais sobre sua realidade ao vivo, por Skype, no programa. Neste momento, três jurados comentarão sobre as empresas apresentadas. Por fim, serão escolhidas três para seguirem à final.

No último e decisivo programa, os finalistas se encontrarão ao vivo com a presença de uma plateia, patrocinadores, apoiadores e cinco jurados escolhidos pelo público.