maio 09

Realidade Virtual traz um salto de qualidade e segurança na formação de pilotos de aeronaves

  • Realidade Virtual é inovação com resultados práticos reais
  • AeroTime segue oferecendo inovações na formação de pilotos e comissários
  • AeroTime é Centro de Instrução Civil que oferece formação de alto nível para o mercado da aviação na Bahia e no Brasil

A AeroTime é conhecida por trazer inovações tecnológicas na instrução de pilotos e comissários, tendo sido uma das primeiras a implementar com sucesso o modelo de Ensino à Distância (EAD) no Brasil.

A novidade agora, que vem impressionando a todos que fazem um “voo”, é a utilização de uma cabine virtual dos nossos Cessna 150 e Piper Warrior, mesmas aeronaves utilizadas na instrução real, onde os alunos em formação podem praticar um voo em ambiente simulado de realidade virtual, permitindo uma série de procedimentos comuns na instrução como emergências em voo, pousos, navegações, decolagens, dentre outros.

“O foco na Segurança Operacional é o principal pilar da Aero Time e ao trazer esta ferramenta de realidade virtual para o curso de piloto privado estamos permitindo ao aluno treinar a mesma manobra inúmeras vezes e deixá-lo preparado para a prática em ambiente real”, ressalta Gil de Paula, Diretor do Centro de Instrução. Notoriamente, o grau de aprendizado e fixação dos conhecimentos fica muito maior e o piloto estará muito mais preparado.

A cabine virtual já está sendo utilizada para os alunos do curso prático de Piloto Privado em complemento aos “voos mentais” e “voos de nacele”, exercícios muito comuns nos programas de instrução.

“A realidade virtual se mostra extremamente vantajosa para o aluno em formação, pois permite o treinamento em um ambiente controlado, resultando funcionalmente em potencial redução de repetições de voo, capacitando o aluno para experiências diversas”, é o que enxerga Rita Magalhães, Diretora de Qualidade e Novos Negócios da AeroTime.

Os alunos, e mesmos os instrutores, se surpreenderam com o realismo e avanços obtidos no curso com o uso da realidade virtual: “A experiência da realidade virtual me surpreendeu com o nível de semelhança com o que encontramos na prática de hora de voo, as dimensões, o som do motor, cada detalhe do avião… incrível!”, cita Natã, piloto-aluno do curso de pilotos.

“A realidade virtual é bem útil para o aluno em fase de toque e arremetida na pista, o cenário é bem fiel ao que estamos habituados no dia a dia e os comandos fazem a gente se sentir praticamente no avião!”, cita Danna Resende, também pilota-aluna do curso de pilotos.

A próxima etapa é aplicar o sistema de realidade virtual também para os alunos do curso teórico de Piloto Privado. Assim poderão unir o conhecimento teórico ao conhecimento prático já na primeira fase da formação de piloto.

“A realidade virtual abre um leque de oportunidades. É só o começo para algo muito maior”, avalia Rita.

A AeroTime oferece Cursos de Formação Profissional de Piloto e Comissários nas modalidades teórico (Presencial e EAD) e Prática. Possui aeronaves e simuladores com base em Salvador e Lauro de Freitas. A escola é CIAC – Centro de Instrução da Aviação Civil Tipo 3 homologada pela ANAC – Agência Nacional da Aviação Civil.

FONTE: https://www.aeroflap.com.br/realidade-virtual-traz-um-salto-de-qualidade-e-seguranca-na-formacao-de-pilotos-de-aeronaves/