out 18

Realidade virtual Daydream é abandonada pelo Google em telefones Android

A realidade virtual no Android chegou ao fim com o Google abandonando o Daydream, que é a central de RV do sistema.

Revelado em 2016, Daydream trouxe a realidade virtual para o sistema Android, uma grande e bem-vinda novidade, que inicialmente trouxe uma nova experiência para ser consumida.

Mas agora, três anos depois, a realidade virtual Daydream é abandonada pelo Google nos telefones Android.

Tudo começou com a apresentação dos Google Pixel 4 e Pixel 4 XL, ambos não possuem suporte para o Daydream e nem para o óculo de realidade virtual Daydream View, algo que deixou todos curiosos.

O site Venturebeat foi atrás de maiores informações e conseguiu descobrir que a realidade virtual não é mais o foco do Google.

Um porta-voz do Google fez uma declaração, e revela que realmente o Daydream no sistema Android está sendo abandonado, mas que tudo ainda continuará funcionando normalmente nos aparelhos que já contam com o recurso.

Google revela que abandonar a realidade virtual e o Daydream era algo mais do que necessário, que inicialmente a tecnologia foi interessante, mas a longo prazo se mostrou com limitações que impedia seu uso de forma simples e fácil pelos consumidores do Android.

Empresa afirma que um dos maiores problemas era pedir para as pessoas colocarem seu telefone em um óculo de realidade virtual, o que fazia com que eles perdessem instantaneamente acesso aos seus aplicativos durante o uso.

Outro fator que contribuiu para o abandono do Daydream foi que nem desenvolvedores e nem consumidores adotaram a tecnologia, o que foi ainda mais acentuado depois de alguns meses que a realidade virtual estava disponível.

Realidade virtual Daydream 2.0

Agora o foco do Google será em experiências de realidade aumentada, que une o mundo real e virtual na tela, o que exige apenas um telefone com câmera para funcionar e pode ser utilizado de forma simples em jogos, aplicativos, algo que já está sendo até mesmo sendo utilizado no Google Maps, nas pesquisas do Google e muito mais.

Como podemos ver, os novos Google Pixel 4 e Pixel 4 XL não possuem suporte para os Daydream e nem para o óculo de realidade virtual Daydream View, esse último inclusive não está mais sendo vendido.

Google ainda lembra que o Daydream continuará funcionando normalmente, inclusive a sua loja, mas que não irá certificar novos aparelhos para uso da tecnologia.

FONTE: VENTURE