dez 06

Realidade virtual colaborativa permite que arquitetos se encontrem dentro do modelo 3D do projeto

Boa comunicação é fundamental para o sucesso de qualquer projeto, especialmente na arquitetura e construção. A indústria passou de desenhos 2D para modelos 3D em BIM feitos com softwares como SketchUp e Revit. No entanto, mesmo com modelos 3D a comunicação pode não ser muito fácil as vezes. A solução vem como o InsiteVR.

A mais recente inovação do InsiteVR é semelhante à função “compartilhar tela” dos computadores, porém, em 3D. Ao passo que a realidade virtual (VR) se torna mais acessível e portátil, modelos colaborativos de VR tem o potencial de se tornarem tão comuns quando uma reunião com telas compartilhadas. Juntos ou em partes distantes do mundo, InsiteVR permite que arquitetos e profissionais da construção civil avaliem seus projetos em realidade virtual. As ferramentas disponíveis permitem eleger alguém para apresentar o modelo, microfone, marcações colaborativas, modelos sincronizados na nuvem e escala.

Para manter o foco nas reuniões, o apresentador pode controlar certos aspectos dentro do modelo, como as vistas, a escala ou a possibilidade de desenhar. Os modelos podem ser vistos em escala 1:1 ou em miniaturas, já a ferramental de desenho permite que todos os participantes criem marcações no espaço 3D.

InsiteVR é compatível com Revit, Sketchup, FBXs, OBJs e outros programas CAD. As reuniões em realidade virtual podem ser realizadas com GearVROculus RiftHTC Vive, ou mesmo em um desktop.

FONTE: InsiteVR