RadioGPT: startup cria programa com inteligência artificial que substitui profissionais de rádio

Programa usa IA para reproduzir músicas e narrar notícias para os ouvintes.

Além de gerar artes e imagens, redigir artigos e responder a perguntas, a inteligência artificial também pode administrar uma estação de rádioEssa é a proposta da Futuri Media, startup responsável pela criação do RadioGPT, programa que usa IA para reproduzir conteúdos de rádio para os ouvintes.

Classificado como “a primeira solução de conteúdo de rádio orientada por IA do mundo”, o RadioGPT combina duas ferramentas de inteligência artificial: o GPT-3, desenvolvido pela OpenAI para o ChatGPT, e o TopicPulse, sistema criado pela própria Futuri Media e que vasculha a internet atrás de histórias e conteúdos em tempo real.

Enquanto a IA do TopicPulse analisa mais de 250 mil sites e agências de notícias para identificar tópicos de tendências do momento, o GPT-3 converte essas informações em um script de rádio. Em seguida, as vozes, também geradas por IA, narram as notícias como um profissional de rádio.

O RadioGPT também permite que os usuários criem estações usando uma variedade de vozes do Android. Assim, é possível criar programas de rádio que tenham até três vozes diferentes lendo as notícias.

O programa também consegue colocar músicas para tocar em sequência e pode gerar postagens de forma autônoma para redes sociais relacionadas ao conteúdo que está sendo transmitido em tempo real.

“A capacidade das emissoras de usar o RadioGPT para localizar seu conteúdo no ar de maneira pronta para uso apresenta vantagens novas e exclusivas. Agora todos podem estar ao vivo”, disse o CEO da Futuri, Daniel Anstandig.

Segundo o DesingTaxi, a emissora norte-americana Alpha Media e a canadense Rogers Sports & Media já se inscreveram para usar o RadioGPT em suas transmissões.

FONTE: https://epocanegocios.globo.com/tecnologia/noticia/2023/02/radiogpt-startup-cria-programa-com-inteligencia-artificial-que-substitui-profissionais-de-radio.ghtml