set 01

QuintoAndar amplia modelo de negócio e cria gestão de aluguel direta entre proprietários e inquilinos

Depois de lançar operação no México em junho, proptech cria versão simplificada do aluguel para clientes que preferem administrar o imóvel

Escritório do QuintoAndar (Divulgação)

O QuintoAndar, expandiu sua vertical de aluguel de imóveis, com a modalidade de contrato sem administração.

A decisão de ampliar o modelo de negócios visa alcançar um público que a empresa ainda não está servindo, como proprietários que preferem fazer o aluguel sem intermediação ou investidores que tenham vários imóveis e já contem com uma estrutura de administração própria. A informação é de Caio Oliveira, diretor de produto de aluguel da proptech. “Temos vários exemplos de públicos que não estávamos alcançando e decidimos criar um produto para eles”, afirma.

Na prática, o proprietário poderá usar a plataforma como meio de divulgação e as ferramentas de agendamento, vistoria, entrada e assinatura de contrato digital sem custos, e poderá também contar com a visita de um fotógrafo profissional para coletar uma série de informações que ajudam na precificação do imóvel.

Nesta modalidade, o inquilino precisa contratar a “fiança simples”, cujo valor varia de acordo com o perfil de crédito do inquilino e das características do imóvel. A taxa de corretagem segue o mesmo modelo de contratos administrados pelo QuintoAndar e é paga na cobrança do primeiro aluguel.

Nos primeiros 10 dias do período de testes, antes de anunciar ao mercado, a empresa notou um aumento de 7% em novos imóveis cadastrados na modalidade. “Trabalhamos na busca de eficiência do nosso negócio e as perspectivas são muito positivas”, afirma Oliveira.

Segue disponível o formato em que o QuintoAndar fica responsável pela gestão do contrato, que envolve realizar cobranças do inquilino, vistorias de saída ou gestão de eventuais pedidos de reparos. Nessa modalidade, a empresa possui, hoje, cerca de 185 mil contratos em 75 cidades do Brasil e mais de R$ 90 bilhões em ativos sob gestão.

Outras mudanças

Depois de passar por uma redução de cerca de 4% do quadro de funcionários no primeiro semestre, a empresa passou por algumas mudanças.

Este movimento é o mais recente de uma série de ações para ampliar a estratégia da companhia. Em junho, a companhia desembarcou na Cidade do México, como Benvi, a marca internacional da proptech. Atualmente, a empresa também está presente na Argentina, Equador, Panamá e Peru. Em outra frente, a startup lançou, em maio, uma iniciativa que conecta imobiliárias e corretores.

FONTE: https://www.infomoney.com.br/negocios/quintoandar-amplia-modelo-de-negocio-para-gestao-de-aluguel-direta/