Qualcomm lança chips 5G para carros, PCs e modens residenciais

Conectividade da rede 5G, que tem maior velocidade e menor latência, permitirá conectar carros autônomos de maneira fácil e levar internet para residências sem a necessidade de cabeamento óptico.

A Qualcomm lançou nesta segunda-feira (26) chips de rede 5G para uma variedade de aplicações além de smartphones, com o objetivo de reforçar um negócio em que enfrenta grandes níveis de concorrência.

No evento Mobile World Congress (MWC), na Espanha, a empresa anunciou planos de colocar chips 5G em outros mercados, além dos telefones. A Qualcomm informou que está trabalhando com a divisão móvel da varejista digital japonesa Rakuten para fornecer chips de 5G para equipamentos de rede que a empresa está lançando no Japão.

A Qualcomm também anunciou chips 5G para computadores pessoais e para modens fixos em residências, que operadoras, como a americana Verizon, esperam utilizar para conectar consumidores sem a necessidade de fazer cabeamento de cobre ou fibra óptica.

A empresa também anunciou um novo conjunto de chips destinado a montadoras de automóveis. Os chips existentes da Qualcomm ajudam os carros a se conectarem à Internet, mas espera-se que os chips 5G conectem os carros a outros veículos na estrada além de outros objetos, como sinais de trânsito.

É a rede 5G com menor tempo de resposta e maior capacidade de transmissão de dados que irá permitir melhor conectividade nos carros autônomos.

A Qualcomm, sediada em San Diego, é a maior fornecedora de chips de telefonia móvel do mundo e disse aos investidores que espera um grande impulso das redes 5G, que começarão a ser lançadas este ano e terão velocidades mais altas e menor latência do que as atuais redes 4G.

Os chips da Qualcomm fornecerão conectividade 5G em dispositivos como o novo Galaxy s10 5G, da Samsung.

Mas a Qualcomm enfrenta desafios em seu negócio de chips para celulares, com a Apple selecionando apenas a Intel para conectar seus iPhones lançados no ano passado às redes de dados móveis. Além disso, MediaTek, Samsung e Huawei têm planos para fazer chips de 5G, com Samsung e Huawei planejando usar os próprios chips em alguns modelos de seus telefones, afetando potenciais negócios para a Qualcomm.

FONTE: G1