Qualcomm desiste de criar chamada de SOS via satélite para Android

O Snapdragon Satellite deveria rivalizar com a funcionalidade Emergency SOS da Apple, introduzida em 2022 no iPhone 14.

A Qualcomm está abandonando os planos de oferecer uma funcionalidade de chamadas de SOS via satélite para telefones Android que teria rivalizado com a oferecida pela Apple em seus últimos iPhones. A funcionalidade, Snapdragon Satellite, foi anunciada em parceria com a empresa de comunicações por satélite Iridium em janeiro. Agora, apenas 10 meses depois, o plano já foi descartado, informa o site The Verge.

A Iridium informou na quinta-feira que a Qualcomm “optou por encerrar” a parceria na funcionalidade porque nenhum fabricante de smartphones se cadastrou para utilizá-la. A funcionalidade já havia sido “desenvolvida e demonstrada com sucesso”, escreveu a Iridium.

A Qualcomm disse à CNBC que continuará trabalhando com a Iridium em “soluções baseadas em padrões” para conectividade via satélite, mesmo enquanto descarta a “solução proprietária” que já haviam desenvolvido.

Isso indica que a Qualcomm ainda pode tentar oferecer funcionalidades de conectividade via satélite para telefones Android no futuro, mas a falta inicial de interesse nessa tecnologia sugere que isso pode não acontecer tão cedo.

O Snapdragon Satellite deveria rivalizar com a funcionalidade Emergency SOS da Apple, introduzida em 2022 no iPhone 14. A funcionalidade, em parceria com a empresa de satélites Globalstar, permite que usuários do iPhone alertem os serviços de emergência ou solicitem assistência na estrada por meio de uma rede de satélites quando estão sem serviço celular normal.

O serviço está sendo oferecido gratuitamente atualmente, mas a Apple começará a cobrar dos usuários pelo acesso às comunicações via satélite no próximo ano. O preço do serviço ainda não foi anunciado.

FONTE:

https://epocanegocios.globo.com/tecnologia/noticia/2023/11/qualcomm-desiste-de-criar-chamada-de-sos-via-satelite-para-android.ghtml