Qualcomm anuncia nova linha de chips voltados para dispositivos IoT

A Qualcomm apresentou nesta quarta-feira (11) a sua nova linha de chips direcionados a produtos voltados para soluções de Internet das Coisas (IoT, ou Internet of Things). Sob o nome de “Vision Intelligence Platform”, chips de 10 nanômetros foram desenvolvidos para equipamentos que exigem intenso processamento de imagens, tais como câmeras de segurança, câmeras de ação e até mesmo robôs.

Com suporte nativo ao 4K, as capacidades dos chips incluem o rápido processamento de ambientes com pouca iluminação, estabilização de imagem e a integração de sistemas com múltiplos sensores (câmeras de 360º), entre outros recursos de processamento de imagem.

O intuito da Qualcomm com a dispobilização do Vision Intelligence Platform é de facilitar a implementação de recursos de uso específico, centralizando as principais funções em um único componente de hardware, em uma tecnologia que deve garantir o desempenho dos dispositivos, além de culminar em um menor consumo energético.

Conforme o anúncio, os dois primeiros modelos da linha, o QCS605 (com suporte a vídeos em 4K a 60 quadros por segundo) e o QCS603 (que garante os 4K a 30 quadros por segundo), foram projetados para câmeras WiFi.

Embora esta não seja a primeira aposta da Qualcomm no mercado de câmeras inteligentes, considerando que alguns chips da Snapdragon já foram utilizados na fabricação de dispositivos desse tipo, esta é a estreia da fabricante na confecção de chips voltado interamente a dispositivos IoT.

Com isso, a Qualcomm reiterou que já realizou o envio alguns modelos de testes para alguns parceiros de hardware, com a expectativa de que os primeiros produtos com os novos chips comecem a surgir no mercado durante o segundo semestre de 2018.

FONTE: CANAL TECH