nov 25

PwC compra o hub de inovação AgTech Garage

Negócio fortalece a atuação da múlti no agro; mais agtechs deverão ser apoiadas, no país e no exterior Por Fernando Lopes – VALOR ECONÔMICO

José Tomé, fundador e CEO do AgTech Garage (esq.), e Marco Castro, CEO da PwC Brasil: oportunidades de crescimento — Foto: Silvia Zamboni/Valor

A PwC, gigante mundial de serviços profissionais conhecida pelos serviços de consultoria e auditoria, com presença em mais de 150 países e faturamento anual da ordem de US$ 50 bilhões, surpreendeu o mercado em sua estratégia de expansão no agronegócio e adquiriu o AgTech Garage, maior hub latino-americano de inovação aberta no setor, localizado em Piracicaba (SP). O valor do negócio, recém-concluído, não foi divulgado. Cofundador e CEO do AgTech Garage, José Tomé continua à frente do hub, agora como sócio da PwC. Marcelo Carvalho e Adriana Lúcia da Silva, também fundadores do centro de inovação do interior paulista, deixaram a empresa, cujo faturamento também é mantido em sigilo.

“Procuramos desenvolver um olhar abrangente na área de inovação, e o AgTech Garante é um motor que nos dará uma amplitude colossal nesse sentido”, disse Marco Castro, CEO da PwC Brasil, ao Valor. Segundo Tomé, os passos que serão dados pelo hub a partir de agora estão sendo definidos, mas certamente o ritmo de expansão será acelerado. Em Piracicaba, o AgTech Garage, que foi criado em 2017, atualmente abriga mais de mil startups que desenvolvem soluções para o agro e conta com mais de 80 empresas parceiras, entre grupos nacionais e multinacionais do agro, cujas contribuições representam a maior parte da receita do hub.

Expandir a presença no país e no exterior sempre esteve nos planos do hub, e a expectativa é que o processo ganhe força, e não só na América Latina. Tomé lembra, por exemplo, que o AgTech Garage já tem boa interação com empresas americanas em Saint Louis, importante polo americano, e que um dos movimentos naturais é que esses laços sejam estreitados. Segundo Maurício Moraes, líder global de Agribusiness da PwC, a integração entre o hub e a estrutura da múlti no agro também promete acelerar a identificação de tendências e diagnósticos da área de consultoria e de outros serviços da companhia. Castro e Moraes lembraram, na entrevista ao Valor, que o agro já é uma dos setores que mais crescem na PwC. E a locomotiva nessa frente é o Brasil, onde os negócios da empresa cresceram 21% no exercício 2022 (encerrado em junho), acima da média global, de 8%. “O Brasil é um dos 18 países que lideram o network da PwC”, reforçou o CEO. No país, a companhia conta desde 2007 com um Centro de Excelência Global em Agribusiness (CoE). Tomé afirmou, ainda, que as três grandes parcerias institucionais do AgTech Garage, com a estatal brasileira de pesquisas agrícolas Embrapa, o britânico Crop Health and Protection (Chap) e a gestora de recursos The Yield Lab Latam, serão mantidas – a sede do The Yield Lab, por sinal, é em Saint Louis. A PwC está assumindo o controle do hub em um momento de expansão. Em agosto, Tomé anunciou um investimento de R$ 5 milhões para ampliar o Campus Vale do Piracicaba, cujo prédio principal ficará maior e terá novos ambientes para reuniões e trocas de conhecimento. No período de 12 meses encerrado em agosto, como informou o Valor, o AgTech Garage promoveu 730 conexões entre startups e empresa parceiras, e organizou 150 desafios tecnológicos e buscas direcionadas de tecnologias. Lançou, ainda, sete programas de inovação aberta, nos quais se inscreveram mais de 550 startups.

Para Castro, a aquisição acontece em um momento propício, de crescimento do agro no Brasil e de boas perspectivas para o setor, que tende a atrair mais investimentos, inclusive estrangeiros. “Estamos na vanguarda. Nunca vimos a inovação aberta sendo embarcada como nesse negócio”. Entre as muitas inovações que as startups desenvolvem no AgTech Garage estão soluções de biotecnologia, rastreabilidade, eficiência operacional, data analytics, conectividade no campo, foodtechs, agro fintechs, descarbonização, proteínas alternativas e transição energética e ESG.

FONTE: https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2022/11/22/pwc-compra-o-hub-de-inovacao-agtech-garage.ghtml