Propulsor recordista da SpaceX quebra ao meio após missão

B1058, da SpaceX, realizou 19 missões e foi destruído retornando de um lançamento de satélites da Starlink.

propulsor Falcon 9 B1058, da SpaceX, terminou sua jornada no último dia 24, quando quebrou ao meio devido a ventos fortes nas águas do Atlântico. O dispositivo é recordista da empresa, tendo participado de 19 missões, inclusive da primeira missão tripulada dos EUA, em 2011.

Fim do propulsor da SpaceX

O propulsor de número B1058, usado no SpaceX Falcon 9 como o primeiro estágio de lançamento, realizou sua 19ª missão no dia 23 de dezembro, lançando 23 satélites da Starlink da estação de Cabo Canaveral.

Durante a viagem de retorno ao Porto Canaveral, na Flórida, o dispositivo tombou devido aos ventos e quebrou ao meio.

De acordo com a SpaceX, por meio de publicações nas redes sociais, o propulsor sucumbiu aos “ventos fortes e ondas”.

Atualizações nos próximos modelos da SpaceX

A empresa também afirmou nas redes sociais que os propulsores mais recentes da Falcon tiveram suas pernas de pouso atualizadas para serem capazes de se autonivelar.

O vice-presidente de lançamentos da SpaceX, Kiko Deontchev, publicou separadamente que o B1058 não foi atualizado por conta da idade avançada. Ele lamentou a perda, mas acrescentou que o conhecimento adquirido com o propulsor servirá como aprendizado para outras operações.

Trajetória do B1058

  • Apesar da idade, o propulsor B1058 é recordista na frota Falcon. Com a missão do dia 23, o dispositivo concluiu 19 missões com sucesso.
  • Ele participou do lançamento de astronautas em solo americano pela primeira vez após o fim do programa do ônibus espacial, em 2011.
  • Além disso, o propulsor foi responsável por lançar a nave SpaceX Crew Dragon com dois tripulantes da NASA para a Estação Espacial Internacional.
  • Ao todo, o modelo lançou 860 satélites ao espaço, sendo o mais reutilizado pela empresa.
  • Se tivesse retornado com segurança, ele poderia bater um novo marco ao ser usado 20 vezes, mas a SpaceX terá de contar com outros modelos para isso. Outros propulsores da empresa já voaram 17 vezes e podem alcançar o recordista.

FONTE:

https://olhardigital.com.br/2023/12/29/ciencia-e-espaco/propulsor-recordista-da-spacex-quebra-ao-meio-apos-missao/