fev 16

Prometido para 2024, topo de linha Polestar 5 será baseado em uma nova plataforma

A Polestar anunciou que o elétrico Polestar 5 GT de quatro portas será construído em uma nova plataforma de alumínio colado sob medida quando for lançado em 2024. Exclusiva da montadora subsidiária da Volvo, a nova tecnologia foi desenvolvida internamente por mais de 280 engenheiros da equipe de P&D da empresa no Reino Unido.

Essa equipe trabalhou anteriormente em projetos como carros de corrida de Fórmula 1, veículos de baixo volume e modelos esportivos. Segundo a Polestar, a nova plataforma de alumínio colado ajudará a aumentar a qualidade dos veículos e uma introdução mais rápida do produto no mercado.

A tecnologia da nova plataforma se mostrou trabalhosa e difícil de usar em modelos de produção em massa sem sacrificar a qualidade. Entretanto, a Polestar diz que sua equipe de engenharia desenvolveu um processo de fabricação totalmente novo e mais rápido, que desenvolve corpo e plataforma “em uníssono”.

De acordo com a montadora, ao usar esta sua primeira plataforma interna, o futuro carro-chefe Polestar 5 deverá oferecer rigidez de torção superior à de um carro esportivo ou supercarro tradicional de dois lugares. Também são esperadas vantagens de peso significativas, já que a carroceria em branco (plataforma e carroceria concluídas) deve pesar menos que os carros em segmentos menores.

Ou seja, com essas características aprimoradas, os veículos sob essa nova tecnologia deverão oferecer melhor eficiência, alcance elétrico do mundo real e capacidade de resposta dinâmica – tudo isso ao mesmo tempo em que oferece níveis de segurança líderes.

Plataforma além da Volvo

O Polestar 1 usa a plataforma SPA da Volvo para carros de médio porte. Já o Polestar 2 usa a plataforma CMA da Volvo para carros compactos. Em ambos os casos, as plataformas foram originalmente desenvolvidas para carros com motores de combustão interna.

O Polestar 5 nascerá desta nova plataforma, desenvolvida para veículos elétricos dedicados, sendo pensado para rivalizar com o Porsche Taycan e as versões de ponta do Tesla Model S. O veículo é a versão de produção do carro-conceito Precept, revelado pela Polestar em 2020 – conforme expectativas sobre o sedan, é esperado um design muito próximo do conceito.

Enquanto o carro só está previsto para 2024, a Polestar lançará dois modelos antes. Um será o SUV de médio porte Polestar 3, que estreia ainda este ano e é irmão do próximo substituto da Volvo para o XC90. O outro será o crossover compacto Polestar 4, que deve sair em 2023 e provavelmente terminará como irmão do C40 Recharge da Volvo.
FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/02/15/carros-e-tecnologia/prometido-para-2024-topo-de-linha-polestar-5-sera-baseado-em-uma-nova-plataforma/