Professores de MT têm curso sobre robótica na Justiça do Trabalho

Eles assistiram o curso diretamente dos municípios de Juína, Colíder, Confresa, Alta Floresta e Campo Novo do Parecis

Professores responsáveis pelo projeto de robótica em cinco cidades do estado participaram de uma capacitação por videoconferência com professores e equipe técnica do Serviço Social da Indústria (Sesi). Eles fazem parte de uma ação desenvolvida pelo Tribunal, em parceria com Ministério Público do Trabalho e o próprio Sesi, de combate ao trabalho infantil e de estímulo à aprendizagem.

Os educadores receberam instruções e tiraram dúvidas sobre como operar os equipamentos. Eles assistiram o curso diretamente dos municípios de Juína, Colíder, Confresa, Alta Floresta e Campo Novo do Parecis, onde o projeto é desenvolvido com o apoio dos juízes trabalhistas locais.

A capacitação foi uma primeira etapa do processo de qualificação, que deve contar ainda com uma edição presencial, a ocorrer agora no mês de fevereiro.

De acordo com a coordenadora de Suporte a Educação do Sesi/Senai, Ana Sirlene Ferreira, a pareceria com o Tribunal visa desenvolver a parte prática e pedagogia com formação e orientação na metodologia da robótica. A intenção, segundo ela, é que os alunos consigam pensar em projetos na área de tecnologia e empreendedorismo.

Atualmente, cada uma das cinco escolas participantes selecionam 10 alunos para participar do projeto. “Toda a comunidade escolar é beneficiada. Eles veem as possibilidades de empreendedorismo e aprendem muito”, explicou Sirlene. Segundo ela, por meio da robótica há a prevenção do trabalho infantil, alcançada pelo desestímulo à evasão escolar ao tornar o ambiente escolar mais interessante.

Composto por computadores e peças da tecnologia Lego Mindstorm, os kits para execução do projeto foram enviados para as varas do trabalho em setembro de 2018.  Com os materiais em mãos, os alunos, assistidos pelos seus professores, constroem e programam robôs, aliando ciência e tecnologia com diversão e estímulo ao raciocínio. O projeto segue o modelo de ensino desenvolvido pelo Sesi em Cuiabá.

Segundo Ana Sirlene, a previsão é que a conclusão dos trabalhos seja em julho deste ano com um festival onde os estudantes mostrarão os robôs desenvolvidos.

O projeto de Robótica do TRT é coordenado pela Coordenadoria Judiciária e de Apoio à Execução e Solução de Conflitos (Cjaesc) e os recursos são oriundos de uma Ação Civil Pública julgada na Vara do Trabalho de Campo Novo do Parecis.

FONTE: 24 HORAS NEWS