maio 06

PROFESSOR CRIA “CAFÉ DA FÍSICA”, COM AULAS E EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS

Álvaro Vanucci trabalhou como professor por 36 anos antes de se tornar empreendedor

Álvaro Vanucci, dono do Physics Café (Foto: Divulgação)

Álvaro Vanucci, de 64 anos, trabalha como professor de física desde que saiu da faculdade. Mas desde o começo de abril, sua carreira mudou completamente. Com R$ 200 mil de investimento e dois anos de preparação, ele agora é dono do Physics Café. Como o próprio nome já diz, o professor uniu o útil ao agradável: no local você pode encontrar café e também experimentos, jogos e até aulas de física.

O interesse pela ciência vem desde criança. Vanucci conheceu diversos experimentos relacionados ao assunto nas enciclopédias e ficou apaixonado.

A partir do interesse, veio a vontade de estudar física na faculdade.

O espaço conta com diferentes experimentos (Foto: Divulgação)

Seu interesse principal era trabalhar como pesquisador. No entanto, terminando o mestrado, Vanucci recebeu uma proposta para ser professor em um colégio particular. Querendo compartilhar seu fascínio com a matéria, o empreendedor aceitou o desafio. Foram 36 anos como docente.

Ele só saiu da área dois anos atrás, quando se aposentou. Então, Vanucci decidiu que queria mostrar para ainda mais pessoas os experimentos físicos que ele mostrava na sala de aula. Mas sem provas, vale dizer.

Além dos experimentos, o local oferece café, salgados e doces (Foto: Divulgação)

A ideia do café surgiu porque Vanucci queria um ambiente mais calmo. “No Physics, consigo mostrar os experimentos de forma adequada.”

Algumas das experiências do Physics Café são uma bola de plasma (uma esfera de vidro preenchida com um gás de baixa pressão e um eletrodo, o que causa a emissão de luz), uma mola no teto (que demonstra a propagação de uma onda) e um globo geográfico (que fica girando no ar por fixação magnética), entre outros.

Mas sem saber como era administrar um negócio, o empreendedor passou dois anos se preparando para abrir o café. Sem um prazo de abertura, Vanucci aproveitou todo o tempo que tinha disponível para fazer tudo do jeito que queria.

No primeiro andar do sobrado, fica o café. No segundo, o empreendedor montou uma pequena sala de palestras, com lugar para até 15 pessoas, e mais dois espaços para aulas particulares. A ideia é se aprofundar em temas como fusão nuclear, quântica e cosmologia.

Além disso, o empresário vende brinquedos e jogos voltados à física.

O Physics Café fica no bairro de Perdizes, em São Paulo (SP) (Foto: Divulgação)
FONTE: PEGN